Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada no mercado central da cidade de Nampula, pedem apoio às pessoas de boa vontade para alavancar o seu negócio devido às baixas que estão a enfrentar nos últimos tempos.
Segundo apurou o Ikweli, uma parte significativa das senhoras que vende comida são viúvas que carregam os papéis de pai e mãe. Diante desta situação, uma parte delas confessa que não está a ser capaz de dar suporte aos seus filhos até netos devido ao alto custo de vida.
Rosa Joaquim, viúva que perdeu o seu marido recentemente e está a cuidar dos 9 filhos sozinha, disse que “peço ajuda, o que eu quero não é dinheiro para comprar celeste [farinha de milho] ou caril, mas sim gostaria que tivesse pessoas de boa vontade para nos apoiar a aumentar esse nosso negócio de comida. Eu por exemplo estou a vender arroz com feijão, mas se tivesse dinheiro ou uma ajuda, poderia também vender peixe, digo porque tenho muitas crianças que quando meu marido perdeu vida me deixou, então para mandar a escola, dar de comer todos dias não tem sido fácil.”
Cátia Raul, outra viúva, é da opinião que caso haja um projecto direcionado às mulheres, também sejam abrangidas. “Estamos a pedir que se um dia tiver um projecto também olharem as mulheres viúvas, porque nós estamos a passar mal, o pior somos pessoas adultas que não devemos andar a procurar homem para casar, é vergonha com essa idade, mas o que eu peço é isso, ajuda para com as mulheres viúvas.”
“Antes a gente não precisava pedir esmola, porque a gente ganha o mínimo, então queremos apoio mesmo,” secundou Maria Assuate
Segundo apuramos, essas viúvas tentam encontrar maneiras de se adaptar e ter novas oportunidades, através de um novo casamento, a continuidade dos negócios do marido ou o envolvimento em atividades de voluntariado para distanciarem-se dos estereótipos culturais que persistem sobre a viúva. (Malito Joao)