PRODAPE reforça actuação em Nampula

0
608

Nampula (IKWELI) – O Projecto de Desenvolvimento da Aquacultura de Pequena Escala (PRODAPE), programa implementado pelo Governo de Moçambique em 7 províncias do País, desde 2021 reforçou a capacidade dos beneficiários do projecto no distrito de Ribáuè, com a entrega, nesta segunda-feira (28) de chequesmonetários e insumos agrários.

PRODAPE tem a duração de cinco anos, e aos aquicultores de Ribáuè entregou 979.149,00Mt.

meticais e equipamentos aos aquacultores do distrito de Ribáuè.

Falando na ocasião, o Governador de Nampula, Eduardo Abdula, que testemunhou a entrega destesincentivos, disse que vai ajudar na modernização da produção, na melhoria da produção e produtividade e na redução de custos.

“Esta é uma forma de reconhecer o esforço de cada um de vocês, que enfrentam os desafios do campo com coragem e dedicação, disse o governador de Nampula, recordando ainda que “o propósito do projecto é contribuir para a redução da pobreza e melhoria da segurança alimentar e nutricional entre as famílias rurais na área do projecto.”

Eusébio Gonzaga, é um dos Piscicultores que participou da cerimônia. Com cinco novos tanques, Gonzaga espera alavancar a sua actividade com o capital que recebeu do governo. “O projecto que desenhei é muito grande e tenho um capital inicial de 20 por cento e outra parte do Estado e paulatinamente vou completando os pacotes que faltam’”.

“Eu já tinha povoado um tanque com meus colegas de Iapala e só servia para sustento. Agora é mesmo para o mercado,” disse Saíde Jamal, outro Piscicultor de Ribáuè. 

A nível da província de Nampula, o Projecto está a ser implementado nos distritos de Larde, Mossuril e Ribáuè, beneficiando a mais de 3500 famílias, cerca de 17.500 pessoas e vai contribuir para um crescimento da actividade piscícola em 22,7%. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui