Parlamento debate sobre PQG 2025-2029

Maputo (IKWELI) – O Parlamento reuniu-se, nesta quinta-feira (24), para debater a proposta do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2025-2029, depois de ter aprovado na quarta-feira (23) a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE) 2025- 2044, instrumento que visa transformar estruturalmente a economia, prover inclusão social e reduzir drasticamente a pobreza extrema no país.

Durante a sua intervenção, a Primeira-ministra (PM), Benvinda Levi, revelou que está entre as metas do PQG o aumento do número da população com acesso a energia eléctrica, passando dos actuais 60.1% para 88% e dos serviços e cuidados de saúde dos actuais 70.2% para 73% até 2029.

“Acreditamos que para a materialização dos objectivos do PQG 2025-2029, temos que continuar focados em desenvolver acções que garantam a manutenção da paz, segurança, estabilidade macroeconómica, transformação digital, inovação tecnológica, construção, reabilitação e modernização de infra-estruturas integradas e resilientes de modo a fortalecer as ligações entre os diferentes sectores socioecónomicos.” disse.

O PQG apresenta cinco pilares, destacadamente aUnidade Nacional, Paz, Segurança e Governação; Transformação Estrutural da Economia; Transformação Social e Demográfica; Infra-estruturas, Organização e Ordenamento Territorial; Sustentabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas.

Entre as metas previstas destacam-se, ainda, o crescimento económico médio de 4%, excluindo o gás e 5.5%, incluindo o gás, crescimento do rendimento per capita de 662 dólares norteamericanos para 736.6 dólares e a manutenção da taxa de inflação média anual em um dígito, situando- se em cerca de 4.5%.

“Prevemos construir, também, 7.440 km de linha de transporte de energia, 3.492 salas de aula do ensino primário, 14 hospitais distritais, 12.100 habitações sociais e 1766 sistemas de abastecimento de água nas zonas rurais”.

Para a materialização do programa e subprogramas constantes do Programa Quinquenal do Governo 2025-2029, Levi enfatiza a preservação da paz, estabilidade, ordem e segurança públicas, por estes serem os alicerces sem os quais fica praticamente gorada a possibilidade de assegurar o pleno desenvolvimento socioecónomico e inclusivo do nosso país. (Antónia Mazive)

Hot this week

E o director da escola básica de Lalaua Velha enforcou-se nas véspera do 12 de Outubro

Nampula (IKWELI) - O director da Escola Básica de...

Nacala: ANAMOLA nega que seus membros estejam a ser perseguidos

Nampula (IKWELI) – O coordenador distrital do partido Aliança...

Governo ainda deve mais de 68 milhões de meticais em subsídios de funeral a professores

Nampula (IKWELI) – O Governo de Nampula continua a...

Paróquia investe 400 mil meticais em furo de água em Nampaco 

Nampula (IKWELI) – A Paróquia Santa Maria de Namicopo,...

Chapo desafia Macete a fortalecer a pesquisa científica na UniLúrio 

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Topics

Nacala: ANAMOLA nega que seus membros estejam a ser perseguidos

Nampula (IKWELI) – O coordenador distrital do partido Aliança...

Paróquia investe 400 mil meticais em furo de água em Nampaco 

Nampula (IKWELI) – A Paróquia Santa Maria de Namicopo,...

Chapo desafia Macete a fortalecer a pesquisa científica na UniLúrio 

Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel...

Giquira alerta que não quer favoritismo na atribuição do FDEL

Nampula (IKWELI) – O Presidente do Conselho Municipal da...

Detido jovem de 30 anos de idade com 20 kg de soruma em Nampula

Nampula (IKWELI) – Um jovem, de 30 anos de...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img