OTHOLA quer reforçar combate das uniões prematuras em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação Procurar Esgravatar, que traduzido do macua significa OTHOLA, procedeu, nesta quinta-feira (1), a assinatura de um memorando de entendimento com a Faculdade de Direito na Universidade Rovuma, iniciativa que se prevê que contribua na redução de uniões prematuras na província de Nampula.

Abdulfatahe Ija, oficial de programas da associação em alusão, destacou que o memorando será de grande valia para as raparigas, assim como outras pessoas vulneráveis na província de Nampula, numa altura em que a capital do norte de Moçambique regista elevados números relacionados com as uniões prematuras e violência doméstica.

“Este memorando significa um grande avanço no tratamento dessa problemática, quando necessitarmos trabalhar directamente com a faculdade de Direito, porque formam os profissionais do amanhã na componente da justiça. Temos o nosso quadro legal do país que é bastante promissor, mas com problemas de materialização daquilo que são princípios legais a nível das comunidades quando o assunto é união prematura, e que ficam sem resolução. Temos meninas a adiarem os seus sonhos, rapazes que não se engajam na componente de educação,” disse Ija.

“As uniões prematuras são foco principal desta nossa intervenção porque trabalhamos com mulheres trabalhadoras de sexos e na sua maioria essas são adultas. Um dia elas foram crianças, então, trabalhando com as raparigas a nível das comunidades, estamos a contribuir para prevenir futuras mulheres trabalhadoras de sexo,” frisou o oficial.

Por sua vez, Melquisedeque Muapala, director da Faculdade de Direito da Universidade Rovuma, argumentou que a conjugação entre uma faculdade e a associação resultará em bons resultados na prestação de serviços a comunidade. “A associação tem trabalhado muito na área dos direitos humanos, área de tutela da mulher, da criança e todas as camadas vulneráveis e aí nós temos a componente jurídica, assim sendo, a faculdade poderá contribuir enormemente na materialização dos objetivos, quer do nosso lado, tanto como para a associação,” disse. (Francisco Mário)

Hot this week

Pensando na agricultura, saúde e vias de acesso: Governador de Nampula engaja-se com a Mahindra na Índia

Chakan (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

SdE em Nampula exige parceria eficaz com o UNICEF

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...

Murrupula: Agudiza-se roubo de animais domésticos e produtos alimentares

Nampula (IKWELI) – Os residentes da sede do distrito...

Três corpos decapitados “assustam” Nacavala

Nampula (IKWELI) – Três corpos decapitados e uma viatura...

Mais de quatro mil mulheres diagnosticados com cancro da mama em apenas oito meses em Nampula

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, no norte...

Topics

SdE em Nampula exige parceria eficaz com o UNICEF

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...

Murrupula: Agudiza-se roubo de animais domésticos e produtos alimentares

Nampula (IKWELI) – Os residentes da sede do distrito...

Três corpos decapitados “assustam” Nacavala

Nampula (IKWELI) – Três corpos decapitados e uma viatura...

Nampula clama por patrocínio para movimentar xadrez

Nampula (IKWELI) – O Presidente da Associação Provincial de...

Nampula conquista 4º e 6º lugar no campeonato nacional de ciclismo

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula ocupou o...

Joaquim Tomás engaja-se com instituições de tecnologia agrária na Índia

Mumbai (IKWELI) – O director provincial de Agricultura e...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img