HCN adopta técnicas para reduzir envio de pacientes ao estrangeiro

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Maputo (HCM) passou a realizar, pela primeira vez em Moçambique, a Colangiografia Pancreática Retrógrada Endoscópica (CPRE), uma técnica que permite diagnosticar e tratar doenças das vias biliares sem necessidade de recorrer a cirurgias mais invasivas.

A técnica é realizada por médicos gastroenterologistas, através da combinação de endoscopia e raio-X, permitindo tratar problemas relacionados com os canais que ligam o fígado, a vesícula biliar e o pâncreas. O procedimento possibilita ainda a realização de biópsias, drenagem de infecções, colocação de próteses (stents) e remoção de pedras.

Segundo a directora do Serviço de Gastroenterologia do HCM, Liana Mondlane, a introdução da CPRE representa um avanço para a medicina moçambicana, uma vez que os doentes que antes precisavam de tratamento no estrangeiro passam a poder ser atendidos no país.

“Iniciar com esta técnica no país é para nós um grande avanço, pois estaremos aptos para o atendimento aos pacientes que aparecem com sintomas como presença de olhos amarelos por conta da permanência da bílis no sangue e nos canais pelos quais eles deveriam ser drenados para o intestino. Estamos a dizer que, podemos tratar a obstrução das vias biliares por via endoscópica. Temos tido pacientes que necessitam deste procedimento e, antigamente mandávamos para o exterior, agora, estes pacientes vão beneficiar deste tratamento a nível nacional”, disse.

A especialista disse ainda que entre os pacientes que podem beneficiar do procedimento estão aqueles que apresentam dor abdominal intensa, urina escura, pele e olhos amarelos, fezes claras, comichão na pele, náuseas e vómitos frequentes, sintomas que podem estar associados a doenças das vias biliares.

A introdução da técnica ocorreu no âmbito do III Workshop de Endoscopia Digestiva Avançada, realizado recentemente no Serviço de Gastroenterologia do HCM, com o objectivo de capacitar médicos em técnicas de colocação de stents esofágicos e discutir casos clínicos.

A formação reuniu especialistas nacionais e internacionais, entre eles o professor doutor Eduardo Pinto, de nacionalidade portuguesa, e o professor doutor Mark Topazian, de nacionalidade norte-americana e durante os quatro dias de actividades, dezasseis pacientes com cancro do esófago beneficiaram da colocação paliativa de próteses esofágicas. (Malito João)

Hot this week

No primeiro dia de campanha de uma semana: Oito pacientes beneficiam de cirurgias de correção da fenda labial

Nampula (IKWELI) – Pelo menos oito pacientes beneficiaram de...

Promessa de ingresso no aparelho do Estado: Jovem formado em professorado burlado em 60 mil meticais

Nampula (IKWELI) – Formando em professorado no ano de...

Com o apoio do Banco Mundial: Mais de 14 mil raparigas vão receber 100 mil meticais

Maputo (IKWELI) - O Governo, com apoio financeiro do...

HCQ prevê realizar até 70 cirurgias de hérnia e hidrocele por dia

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ),...

Para jovens de Memba e Larde: Viaturas entregues pelo governador de Nampula vão gerar mais empregos

Nampula (IKWELI) – Os Pequenos Agricultores Empresariais (PEA) dos...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img