Governo da província vai “mimar” 400 idosos com almoço solidário em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 400 idosos, entre mulheres e homens que vivem em diferentes situações de vulnerabilidade, na cidade e distrito de Nampula, vão beneficiar de um almoço solidário oferecido pela direcção provincial do Género, Criança e Acção Social (DPGCAS), em coordenação com associações que zelam pela protecção e pelos direitos da pessoa idosa, no bairro de Muahivire.

O almoço solidário que terá lugar no bairro de Muahivire é no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado anualmente no dia 1 de outubro, sendo que no presente ano será sob o lema: “Pertencemos ao sistema de protecção social, para um envelhecimento digno.”

Benvinda Maulana, da DPGCAS de Nampula, disse ao Ikweli que na província prevalecem desafios no cuidado e protecção dos direitos da pessoa idosa.

Esta fonte deu a conhecer que estão a ser levadas a cabo acções destinadas a responder às necessidades daquela camada social, com vista a evitar que os idosos voltem a recorrer a práticas que os expõem a vários riscos, nomeadamente acidentes de viação, atropelamentos e agressões físicas por indivíduos marginais que se aproveitam da presença de idosos praticantes da mendicidade nas principais ruas da cidade de Nampula para garantir o seu sustento diário.

A nossa fonte confirmou que, só nos primeiros meses do ano em curso, foram reintegrados no convívio familiar cerca de 23 idosos, dos quais 17 homens, que haviam sido abandonados pelos seus familiares e viviam graças à mendicidade. Outros três idosos foram encaminhados para o Centro de Apoio à Velhice, contra 22 e 11, respectivamente, que estiveram acolhidos no Centro de Acomodação dos Idosos no mesmo período do ano anterior.

“Tivemos um caso recente de um idoso que vivia em situação de mendicidade, porque foi abandonado pelos seus familiares. Nós, como direcção, tivemos que o encaminhar para o Centro de Apoio à Velhice, enquanto nós, como Acção Social, estamos a fazer diligências para que essa família possa levar o seu parente para ser cuidado”, explicou Benvinda Maulana, da Direcção Provincial da DPGCAS, em Nampula. (Virgínia Emília)

Hot this week

Nampula: Agentes económicos queixam-se de valores exorbitantes estipulados nas multas da IGSAE

Nampula (IKWELI) – Alguns agentes económicos da província de...

HCN adopta técnicas para reduzir envio de pacientes ao estrangeiro

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Maputo (HCM)...

Agentes da PRM indiciados de balear trabalhador de um agente económico na cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – Dois agentes da Polícia da República...

Nampula: Agentes económicos chamados a respeitar os direitos do consumidor

Os agentes económicos da província de Nampula são instados,...

Monapo reforça preparação para época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Monapo,...

Topics

HCN adopta técnicas para reduzir envio de pacientes ao estrangeiro

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Maputo (HCM)...

Nampula: Agentes económicos chamados a respeitar os direitos do consumidor

Os agentes económicos da província de Nampula são instados,...

Monapo reforça preparação para época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Monapo,...