Já há detidos no Gilé em conexão com os tumultos que iriam tirar a vida a um chinês

Quelimane (IKWELI) – Dois cidadãos nacionais estão detidos no distrito de Gilé, província da Zambézia, acusados de incitação à violência e vandalização de bens de uma empresa chinesa de exploração mineira na região de Moneia.

Segundo a porta-voz do Comando Provincial da PRM [Polícia da República de Moçambique] na Zambézia, Belarmina Henriques, os suspeitos fazem parte de um grupo que invadiu as instalações da empresa, tendo vandalizado equipamentos, agredido trabalhadores e subtraído combustível.

Belarmina Henriques revelou ainda que um dos três indivíduos apontados como cabecilha dos tumultos foi baleado durante a intervenção policial e encontra-se internado no Hospital Central de Nampula.

Apesar de estar hospitalizado, anotou a fonte, a Polícia já emitiu um mandado de captura contra o suspeito.

De acordo com Belarmina Henriques, na mesma ocorrência, um cidadão de nacionalidade chinesa ficou gravemente ferido e se encontra a receber tratamento numa clínica privada, igualmente na província de Nampula.

“Indivíduos criminosos invadiram uma concessão mineira onde, munidos de instrumentos contundentes como catanas, azagaias, flechas, paus e maretas, invadiram a concessão, agrediram os funcionários que estavam lá a trabalhar e a agrediram gravemente um dos cidadãos de nacionalidade chinesa. Com isto, a polícia foi accionada, fez-se ao local, foi possível socorrer aquele cidadão para o hospital da província de Nampula e naquele momento foi obrigado a polícia a disparar e alvejou no membro superior de um dos cabecilhas daquele grupo de criminosos.”

A porta-voz da polícia salientou que os danos são maiores. “Quando se fizeram àquela concessão, eles queimaram algumas máquinas escavadoras, também saquearam vários bens de trabalho e litros de combustível″, disse, avançando que uma das possíveis motivações dos tumultos estará relacionada com a contestação à presença de cidadãos estrangeiros envolvidos na exploração de recursos minerais naquela região.

A Polícia garante que a ordem e tranquilidade públicas já foram restabelecidas em Moneia, enquanto prosseguem as diligências para esclarecer as circunstâncias dos acontecimentos e responsabilizar os envolvidos. (Malito João)

Hot this week

Governo necessita de 4 mil milhões de dólares para o ProÁguaS

Maputo (IKWELI) – O ministro moçambicano das Obras Públicas,...

Governo prepara plano de 401 milhões de dólares para mitigar impactos do El Niño em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O Governo de Moçambique prepara um...

Otheka mata fome da população em Mecubúri

Nampula (IKWELI) - Parte da população no distrito de...

Na cidade de Nampula: Sociedade civil denuncia violação do código de postura municipal

Nampula (IKWELI) – A Rede de Governação, na Plataforma...

Educação a distância já alcança mais de 150 mil estudantes em Moçambique

Nampula (IKWELI) – Mais de 150 mil estudantes frequentam...

Topics

Governo necessita de 4 mil milhões de dólares para o ProÁguaS

Maputo (IKWELI) – O ministro moçambicano das Obras Públicas,...

Otheka mata fome da população em Mecubúri

Nampula (IKWELI) - Parte da população no distrito de...

Educação a distância já alcança mais de 150 mil estudantes em Moçambique

Nampula (IKWELI) – Mais de 150 mil estudantes frequentam...

Nampula prepara 13° Congresso com uma perspectiva económica

Nampula (IKWERLI) – O partido FRELIMO, em Nampula, oficializou...

SINED em Nampula exige aplicabilidade do novo estatuto do trabalhador doméstico

Nampula (IKWELI) – O secretário do Sindicado Nacional dos...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img