Tete (IKWELI) – No âmbito do Programa de Qualidade de Vida, a Vulcan Mozambique organizou, no dia 12 Setembro, a Caminhada pela Saúde sob o lema “A Sua Saúde Importa”, que reuniu mais de 1.000 num momento dedicado à promoção da actividade física, à prevenção de doenças e à adopção de hábitos de vida mais saudáveis.
A iniciativa realizou-se em Maputo e em Tete, reunindo colaboradores próprios e contratados, membros da liderança da Vulcan e, na cidade de Tete, também contou com a presença de representantes do Governo e do Município. O evento contou ainda com uma Feira de Saúde, que proporcionou aos participantes um espaço de sensibilização e acesso à informação sobre prevenção e cuidados com a saúde, reforçando a importância de práticas que contribuam para uma melhor qualidade de vida.
Para o CEO da Vulcan, Dr. Mukesh Kumar, o evento tinha como objectivo promover uma vida mais saudável para gerar famílias e comunidades mais felizes. “Quando falamos de Caminhada pela Saúde, queremos que a nossa comunidade seja mais saudável, que a nossa sociedade seja mais saudável, que o nosso local de trabalho seja mais saudável (…) Se seguirmos estes pequenos hábitos, conseguimos controlar a tensão arterial, fortalecer o sistema imunitário e melhorar o sistema digestivo, tornando a nossa vida mais saudável. Uma vez saudáveis, as nossas famílias serão mais felizes”, afirmou.
Na ocasião, a Gerente de Saúde, Higiene Ocupacional e Ergonomia da Vulcan, Dra. Delmira Petersburgo, explicou que a caminhada não é uma acção isolada, mas parte de um trabalho de longa data. “A caminhada pela saúde está inserida num grande leque de acções que a Vulcan já vem levando a cabo há muitos anos, em parceria com o sector de saúde do Governo, e está, de facto, dentro daquilo que é o Programa de Qualidade de Vida”, referiu, descrevendo o programa como uma iniciativa de carácter preventivo, de diagnóstico precoce e de acompanhamento de pacientes com doenças crónicas, como diabetes, hipertensão e excesso de peso.
Por sua vez, a Directora Clínica do Hospital Provincial de Tete, Dra. Julieta Xavier Agy, saudou a iniciativa e destacou o seu valor para a saúde pública. “É com grande satisfação que o sector de saúde de Tete abraça esta actividade, que a Vulcan promove anualmente na cidade. Não se trata apenas de uma caminhada, mas de um evento de promoção de saúde e de prevenção de doenças”, afirmou.
Com esta iniciativa, a Vulcan reafirma o seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores, contratados e das comunidades onde opera. (Redação)

