Nampula (IKWELI) – A província de Nampula concentra maior número de centros de alfabetização e educação de adultos em Moçambique, com 1.955 centros criados em 2026, de um total nacional de 4.552, contra os 4.257 centros existentes em 2025, representando um aumento de 295 unidades.
Os dados foram divulgados pela ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, durante as celebrações do dia Internacional da Alfabetização, realizadas no distrito municipal KaMavota, na cidade de Maputo.
A governante destacou a importância da expansão da rede para o acesso de mais cidadãos ao conhecimento. “A alfabetização não deve ser vista apenas como um direito básico, mas como a nossa arma mais poderosa como nação para a promoção do bem-estar colectivo. Ela tem como alicerce a participação activa de cada cidadão na vida económica, social e política do país. Por isso, investir na alfabetização é investir directamente no futuro do nosso país,” afirmou a ministra.
A distribuição dos 4.552 centros em 2026 mostra ainda que Tete possui 622, Sofala 462, Zambézia 439, Cabo Delgado 337, Inhambane 190, Manica 149, Niassa 147, Maputo 120, Gaza 97 e Cidade de Maputo 34 centros.
Ao abordar o crescimento da rede, a ministra considerou que a expansão deve estar associada a uma educação capaz de responder aos desafios actuais, defendendo uma intervenção integrada no sector.
“A alfabetização não deve ser vista apenas como um direito básico, mas como a nossa arma mais poderosa como Nação para a promoção do bem-estar colectivo. Ela tem como alicerce a participação activa de cada cidadão na vida económica, social e política do país. Por isso, investir na alfabetização é investir directamente no futuro do nosso país,” afirmou a governante. (Malito João)

