
Um atleta da seleção masculina de Andebol de Nampula é acusado de agredir verbalmente um árbitro em serviço após supostamente a mediação do árbitro não ter agradado o jogador.
Através de um comunicado datado de 1 de Setembro corrente, com referência número 4 comissão organizadora dos jogos explicou que o atleta em causa teria partido para agressão verbal por não aceitar o resultado.
O mesmo comunicado olha a actitude do atleta como antidesportiva ao violar a regra 8:10 (atitude antidesportiva), constante no livro de regra dos Jogos de modalidade de Andebol, da Federação Internacional de Andebol (IHF), alegando de ter infringindo igualmente o regulamento de jogos em vigor no XVI (FNJDE), no seu ponto 21 da alínea 21.1 (Disciplina e Penalizações).
A contestação surgiu em oposição ao empate entre Nampula e Sofala por 27-27.
Na mesma senda, um treinador da seleção feminina de voleibol de Nampula, encontra-se detido nas celas da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Inhambane, acusado de consumo excessivo de bebidas alcoólicas e criar agitação no quarto das suas atletas, tendo afectado o psicológico das mesmas, numa altura em que se preparavam para jogar contra Inhambane.
Neste momento, aguarda-se o processo para responsabilização disciplinar do treinador, tendo sido inibido continuar as actividades no torneio.(Virgínia Emília)





