Eduardo Abdula convida investidores a apostar na província durante a FACIM

O Governador da Província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, convidou o empresariado nacional e estrangeiro a investir na província, destacando o potencial económico, a localização estratégica e os progressos registados na consolidação da estabilidade institucional e da segurança.

O apelo foi feito na tarde desta quarta-feira (2) durante 61.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), onde Nampula apresentava as suas oportunidades de investimento. Segundo Abdula, a província reúne condições para se afirmar como um importante centro de negócios no Norte de Moçambique, devido à sua localização e ligação com os mercados regionais.

″É nesta Nampula estável, previsível e aberta ao investimento que convidamos o empresariado nacional e internacional a investir e a crescer connosco. Quem investe em Nampula pode contar com instituições empenhadas em proteger as pessoas, a actividade económica e a confiança de todos aqueles que escolhem a nossa província para investir, produzir e criar oportunidades.″

O governante destacou igualmente a segurança institucional como um dos factores fundamentais para a atracção de investimentos, assegurando que o Governo Provincial trabalha no reforço das instituições, na prevenção e na aproximação às comunidades.

″É nesta Nampula segura e de oportunidades que assenta a nossa aposta em 4 Pilares Estratégicos de Desenvolvimento: Turismo, Agronegócio, Infra-estruturas Rodoviárias e Energia. Todos concorrem para um fim comum: transformar potencialidades em oportunidades de negócio, garantindo o desenvolvimento económico e social de Nampula. Disse Eduardo Mariamo Abdula.”

″No Turismo, temos a Ilha de Moçambique, Património Mundial, praias de águas cristalinas, cultura e hospitalidade. Queremos mais hotéis, mais resorts e mais rotas turísticas que gerem emprego para jovens e mulheres. No Agronegócio, temos terra fértil, água e gente trabalhadora. Temos cadeias de valor com grande potencial, castanha de cajú, feijões, hortícolas e frango. Precisamos de agro-indústrias, armazéns e mercados que comprem do produtor local e agreguem valor na província. Na área das Infra-estruturas Rodoviárias, Nampula ocupa uma posição estratégica. Somos atravessados por importantes corredores que ligam os centros de produção aos mercados, às zonas industriais, ao Porto de Nacala e às demais regiões do país e da região,″ explicou o governante.

Durante a sua intervenção, Abdula anunciou ainda a assinatura de três memorandos considerados estratégicos para a geração de emprego e rendimento, envolvendo o Gabinete da Esposa do Governador e a Nacala Logistics, a Cooperativa de Apoio ao Empreendedor (RECAE) e o Microbanco Sólido. Entre as iniciativas consta a construção de 40 lojas em contentores para o empoderamento económico das mulheres, além de programas de apoio à empregabilidade de jovens e mulheres e produtos financeiros destinados a pequenos empreendedores.

Perante investidores e expositores nacionais e estrangeiros, o governador reiterou a abertura do Governo Provincial para estabelecer parcerias com o sector privado e transformar as potencialidades existentes em oportunidades concretas de negócio. “Nampula está pronta. O Governo Provincial está de portas abertas para trabalhar com todos os que queiram investir, produzir e transformar Nampula.”

 “Somos o coração do Norte de Moçambique, a porta de entrada para os mercados da África Austral e dos Grandes Lagos,” afirmou o governador, sublinhando a importância estratégica da província para o desenvolvimento económico regional. (Malito João)

Hot this week

Nampula acolhe feira jurídica para aproximar justiça laboral do cidadão 

Nampula (IKWELI) – O Ministério Público em Nampula realizou,...

Mais de 20 mil refugiados vivem há 15 anos sem estatuto em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Associação de Refugiados em Moçambique...

UniRovuma prepara portal para denúncias de corrupção e assédio sexual

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) prepara a...

Choque entre motorizadas mata funcionária do Hospital Distrital de Mocuba

Mocuba (IKWELI) – Um acidente de viação do tipo...

Topics

Nampula acolhe feira jurídica para aproximar justiça laboral do cidadão 

Nampula (IKWELI) – O Ministério Público em Nampula realizou,...

Mais de 20 mil refugiados vivem há 15 anos sem estatuto em Moçambique

Nampula (IKWELI) – A Associação de Refugiados em Moçambique...

UniRovuma prepara portal para denúncias de corrupção e assédio sexual

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) prepara a...

Época chuvosa 2026/2027: INAM alerta para risco muito alto no Norte do país

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM)...

Celebrar a alfabetização, mas sem perder de vista os desafios que permanecem!!

Por: Adelino Inácio AssaneA celebração da Semana da Alfabetização...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img