Giquira destaca conclusão da asfaltagem e reforça acções para transformar Nampula

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, destacou, na tarde desta quinta-feira (27), a conclusão da asfaltagem da primeira faixa de rodagem e a escarificação da segunda faixa das avenidas 25 de Setembro e Paulo Samuel Kankhomba, durante o seu pronunciamento na III Sessão Ordinária da Assembleia Municipal.

Segundo Luís Giquira, a intervenção faz parte das acções desenvolvidas pelo município no âmbito da manutenção e obras, que incluem igualmente trabalhos de melhoria de vias em diferentes bairros da cidade.

Para Giquira, o município realizou também o “tapamento de buracos com solo-cimento nas duas faixas de rodagem da avenida Francisco Manyanga, partindo dos Serviços Provinciais de Migração até Avenida do trabalho.”

O edil informou ainda que foi “feita a manutenção em terraplanagem nos bairros. “Com intervenções no bairro de Muahivire, na Rua 2543 Unidade Comunal Mualule, numa extensão de 1,5 km, no bairro de Napipine, na Rua da Unidade, do Desvio do IMAP até à barragem, numa extensão de 7 km, e no bairro Urbano Central, na Rua da Zambézia, numa extensão de 0,35 km.

No bairro Piloto, de acordo com o autarca, foi realizada uma intervenção “da avenida do Trabalho até Escola Básica do Piloto, numa extensão de 2 Km.”

Na área de planeamento territorial e urbanização, Giquira informou que foram emitidas 303 licenças de ocupação de solo e construção, em conformidade com os instrumentos de ordenamento territorial e o Código de Postura Municipal em vigor.

O município acompanhou, igualmente, a resolução de 53 casos de conflitos de terra registados na área urbana, “promovendo a harmonização da convivência entre os Munícipes e a segurança da posse da terra.”

Ainda no domínio territorial, foram cadastradas 421 parcelas de terreno em diversos postos administrativos municipais, incluindo o levantamento e actualização de informação alfanumérica e espacial, “com vista ao fortalecimento da gestão territorial municipal.”

Luís Giquira informou igualmente que foram fiscalizadas 151 obras em curso na área municipal, assegurando o cumprimento das normas urbanísticas. No sector de obras, o município realizou também a construção de casernas, balneários e manutenção das salas de aulas no centro de treinos e preparação militar no bairro da Rex, “para acolher a formação dos Policias Municipais,” concluiu o autarca. (Malito João)

Hot this week

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

Topics

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...

SdE em Nampula convida advogados a envolverem-se na prevenção ao crime

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img