Tchaiane clama pelo ensino secundário

Creditos: https://verdade.co.mz/
Creditos: https://verdade.co.mz/

Nampula (IKWELI) – Os residentes da localidade, no distrito de Rapale, na província de Nampula, clamam pela introdução do ensino secundário do Sistema Nacional de Educação naquela circunscrição.

Segundo conta, actualmente, Tchaiane conta apenas com o ensino básico, o que tem sido desafiante para os alunos que terminam o ciclo.

De acordo com Silva Manhamba, chefe da localidade de Tchaiane, dos 120 alunos que teriam sido aprovados para 10ª classe no corrente ano, pelo menos 80 tiveram que abandonar, contra 200 dos últimos dois anos (2024-2025) que corresponde a uma percentagem de 80%.

Esta fonte explicou ainda que a maior parte dos alunos que não conseguiu dar continuidade com os seus estudos abraçaram o comércio informal, a produção de hortícolas, e em outros casos as raparigas foram obrigadas a casar.

“Maior parte dessas famílias não têm condições suficientes, e isso já levamos para o governo do distrito de Rapale, onde nos responderam que só pode-se se responder esse nosso pedido no ano de 2027.” A nossa fonte acrescentou ainda que para além da falta de uma escola secundária, Tchaiane também debate-se com a degradação acentuada da principal via de acesso, falta de transporte público adequado, entre outros desafios. (Virgínia Emília)

Hot this week

Na fase final dos Jogos Escolares 2026: Nampula vence Niassa por 3-2 no Voleibol feminino

A seleção feminina de Voleibol de Nampula, derrotou nesta...

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Inhambane: Detectados mais de 30 casos de falsificação de idade nos jogos desportivos escolares

Inhambane (IKWELI) – As províncias de Gaza, Inhambane, Sofala,...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

Topics

“O Lado Desconhecido da Moeda,” já é lido em Mocuba

 A escritora Edma Murapata lançou recentemente em Mocuba, o...

Governo quer impulsionar sector privado e actores económicos no meio rural

Nampula (IKWELI) – O governo moçambicano pretende reforçar o...

HCQ dá nova esperança a 115 pessoas com problemas oculares

Quelimane (IKWELI) – O Hospital Central de Quelimane (HCQ)...

SdE em Nampula convida advogados a envolverem-se na prevenção ao crime

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img