Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) poderá passar a oferecer, ainda este ano, programas de Doutoramento em Agro-ecologia, Gestão de Sistemas Alimentares e Nutricionais, e Planeamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, numa iniciativa que visa reforçar a investigação científica e formar especialistas capazes de responder aos principais desafios de desenvolvimento do país.
A criação dos novos cursos depende da avaliação em curso, realizada por uma equipa de especialistas do Conselho Nacional de Avaliação de Qualidade (CNAQ), que desde segunda-feira inspecciona as condições de funcionamento da instituição em Nampula, incluindo salas de aula, bibliotecas, laboratórios, balneários e campos de experimentação.
O processo de avaliação teve início na Reitoria da UniRovuma, onde os avaliadores foram recebidos pelo reitor da UniRovuma, Mário Jorge Brito dos Santos, que apresentou a visão da instituição para o fortalecimento da formação pós-graduada e da investigação científica.
Na ocasião, o reitor destacou que a universidade continuará a investir na qualificação dos seus recursos humanos e na expansão da oferta académica. “A UniRovuma vai continuar a desenvolver cursos que contribuam para a resolução dos problemas das comunidades e para o desenvolvimento nacional”, afirmou Brito dos Santos.
O dirigente explicou que a introdução deste novo pacote de doutoramentos faz parte da estratégia institucional de criar mais oportunidades de formação avançada para docentes e investigadores, contribuindo para uma resposta mais eficaz aos desafios sociais, económicos e ambientais que afectam Moçambique.
Brito dos Santos acrescentou que, caso os cursos sejam aprovados pelo CNAQ, serão assegurados por docentes nacionais e estrangeiros com grau de Doutoramento e reconhecida experiência nas respectivas áreas de especialização, garantindo elevados padrões de qualidade no ensino e na investigação. (Malito João)

