Nampula prestes de declarar o fim da cólera

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula está prestes a declarar o fim da cólera, doença que registrou o seu mais recente surto na província em Setembro de 2025, afectando uma parte significativa dos distritos da província e que até o mês de Julho do corrente ano apenas um distrito é que apresentava indícios da doença.   

O médico chefe provincial, Geraldinho Avalinho, aponta que a província de Nampula tinha um total de 12 (doze) distritos com surto da cólera desde o início de setembro do ano passado até o presente ano (21.07).

“Neste momento, temos 11 (onze) distritos declarados o fim do surto e o distrito de Nacala-à-Velha ainda continua em monitoria, pois regista entradas de casos de cólera, e se assim continuar, teremos a situação controlada a nível da nossa província. Temos uma série de actividades que acontecem com recurso as entidades comunitárias, também com apoio de parceiros para o corte desta doença,” disse.

“Sabemos que a nossa província infelizmente é ciclicamente afectada e estamos prestes na época chuvosa, estamos a preparar uma equipa de resposta rápida que vai envolver alguns técnicos de todos os distritos da província de Nampula para se por alguma eventualidade tivermos algum surto durante este ano, possamos ter equipas que possam imediatamente intervir, quer no manejo, bem como no corte da cadeia de transmissão a nível das comunidades,” esclareceu Avalinho.

O médico chefe garantiu que existe uma disponibilidade dos insumos, pois o Ministério de Saúde tem vindo a enviar diversos medicamentos para o tratamento da cólera. (Francisco Mário)

Hot this week

Estado encaixa mais de 19 milhões de meticais com venda de minerais apreendidos

Nacala (IKWELI) - O segundo dia da Feira Anual...

Governador de Nampula garante que Muecate estará plenamente acessível antes da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Nampula: Secretário de Estado apela ao reforço da promoção da saúde entre os jovens

Nampula (IKWELI) – O secretário de Estado na província...

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Namialo prepara-se para ter sistema de abastecimento de água para 80 mil pessoas

Nampula (IKWELI) – Cerca de 80 mil pessoas da...

Topics

RENAMO expulsa António Muchanga por 13 votos contra dois

Maputo (IKWELI) – O Conselho Nacional da Resistência Nacional...

Ministro defende exploração sustentável dos recursos minerais em Moçambique

Nampula (IKWELI) – O ministro dos Recursos Minerais e...

UniRovuma leva aconselhamento psicológico às comunidades de Nampula

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...