Tribunal Judicial de Lalaua reabre portas após 22 meses de paralisação

Nampula (IKWELI) – O Tribunal Judicial do Distrito de Lalaua, em Nampula, que na sequência das manifestações pós-eleitorais em 2024 foi vandalizado está em pleno exercício desde o dia 7 de julho corrente.

Durante o período de paralisação, cerca de 22 meses, os magistrados judiciais, e funcionários de justiça tiveram de recorrer a instalações provisórias ou deslocar-se para outras jurisdições para a tramitação processual, facto que limitou o rápido acesso dos cidadãos aos serviços de justiça.

De acordo com uma nota em nosso poder, a Delegação Provincial dos Cofres dos Tribunais é a instituição que financiou a reabilitação das infraestruturas judiciais do distrito de Lalaua, bem como de Eráti.

No distrito de Lalaua, as intervenções compreenderam a recuperação do edifício do Tribunal Judicial, das instalações da Procuradoria da República, bem como das residências oficiais do juiz e do procurador, garantindo condições adequadas para o exercício das funções judiciais e do Ministério Público.

A nota destaca que, apesar dos elevados custos que a reconstrução das referidas infraestruturas representou num contexto económico desafiante, a recuperação destes serviços é considerada essencial para assegurar o funcionamento do sistema de justiça e a prestação de serviços à população.

Sublinha ainda que a reabertura do Tribunal Judicial do Distrito de Lalaua simboliza não apenas a recuperação de um edifício público, mas também o restabelecimento da confiança dos cidadãos nas instituições da justiça e o compromisso do Estado com a reposição da legalidade, da paz social e do Estado de Direito. (Redacção)

Hot this week

Nampula ocupa V posição no XVI FNJDE

Inhambane (IKWELI) - A província de Nampula ocupou a...

Igreja Católica quer uniformizar liturgia em Moçambique após anos de práticas diferenciadas

Nampula (IKWELI) – A Igreja Católica em Moçambique está...

UniRovuma quer continuar a apostar no saber fazer

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) pretende continuar...

Governo manifesta satisfação com desempenho de jovem moçambicano na Rússia

Maputo (IKWELI) – A ministra da Educação e Cultura,...

Estudantes da UniRovuma criam solução para impotência sexual

Nampula (IKWELI) – Os estudantes do curso de Química,...

Topics

Nampula ocupa V posição no XVI FNJDE

Inhambane (IKWELI) - A província de Nampula ocupou a...

UniRovuma quer continuar a apostar no saber fazer

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) pretende continuar...

Governo manifesta satisfação com desempenho de jovem moçambicano na Rússia

Maputo (IKWELI) – A ministra da Educação e Cultura,...

Estudantes da UniRovuma criam solução para impotência sexual

Nampula (IKWELI) – Os estudantes do curso de Química,...

Já não há segurança para trabalhadoras do sexo no Axinene

Nampula (IKWELI) – Já no Axinene, algumas mulheres pedem...

Embaixada dos EUA e BCI abrem novas oportunidades de acesso ao conhecimento

Maputo (IKWELI) – Estudantes, professores, investigadores e outros utilizadores...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img