Quelimane (IKWELI) – Cerca de 22 (vinte e dois) alunos das escolas públicas e privadas da cidade de Quelimane, na província da Zambézia, participaram no sábado (11), da primeira fase do concurso denominado Okwereta, (ensinar em chuabo), uma iniciativa dos Serviços Distritais de Educação, juventude e tecnologia (SDEJT) daquela circunscrição geográfica.
Okwereta é uma iniciativa que visa colocar alunos de diferentes escolas do distrito de Quelimane com habilidades de leitura e escrita, bem como a usar a sua capacidade literária para a obtenção e ensino de boas práticas sociais.
O técnico do SDEJT em Quelimane, Cliff Fahardine, explicou que a iniciativa surge da necessidade de afastar a juventude das drogas. “Com esta iniciativa, pretendemos tentar resolver as várias problemáticas que assolam o ambiente escolar e directamente os que afectam a saúde escolar dos nossos alunos,” disse.
“Os alunos se metem em consumo de drogas, álcool, questões ligadas a corrupção, promovem vandalismo, bullying, violência baseada no género, portanto é uma chamada de atenção para os actores principais no processo de ensino e aprendizagem para que através da declamação da poesia possam reflectir, incentivar os outros alunos a não aderirem a essas práticas nocivas no ambiente escolar,” acrescentou a fonte.
Fahardine realçou ainda que a iniciativa visa igualmente dar oportunidades aos alunos para que possam engrenar no mundo da escrita um futuro, dai que usou da ocasião para apelar que “os pais que tiveram acesso a informação através dos diferentes meios de comunicação social a darem um voto de confiança aos seus filhos para participarem no divertimento e na aprendizagem. Também apelo a todas as escolas tanto como os próprios alunos a participarem massivamente, porque vai engrandecer aquilo que é o movimento cultural no nosso distrito de Quelimane,” apelou a fonte.
O evento também deu espaço a emissão do Número Único de Identificação Tributária (NUIT), feira de gastronomia e artesanato, entre outras actividades culturais. (Francisco Mário)

