Durante o fim-de-semana: Mais de 490 crianças deram entrada no HCN com diarreia e sarampo

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 497 crianças deram entrada no Hospital Central de Nampula (HCN) durante o último fim-de-semana, destacando-se uma maioria com problemas de malária, diarreia e sarampo.

Destes pacientes, 57 apresentaram um quadro de malária, 51 padeciam de diarreia e 12 de sarampo e o Dr. António Carlos, porta-voz da instituição, anotou que, em relação ao sarampo, aquela unidade sanitária registou a entrada de 115 casos durante o primeiro trimestre do corrente ano.

Segundo o responsável, a maioria dos casos de diarreia e sarampo provém da cidade de Nampula, particularmente dos bairros periféricos de Namicopo, Muahivire e Muhala-Expansão, atribuindo o aumento destas doenças as deficiências nas condições de higiene individual e colectiva.

Apesar da situação, a fonte garante que continua a promoção de acções de sensibilização e palestras de educação para a saúde junto dos utentes, com mensagens voltadas para a prevenção da diarreia, do sarampo e de outras doenças evitáveis.

No mesmo período, de acordo com a fonte, o banco de socorro do HCN registou 351 atendimentos por diversas patologias e ocorrências. Deste total, 28 pacientes foram vítimas de agressão física, 33 sofreram acidentes de viação, 29 necessitaram de internamento, enquanto um caso de violência sexual e um de violência doméstica também foram assistidos. (Virgínia Emília)

Hot this week

Mocuba: Cem pacientes beneficiam de cirurgias de catarata

Mocuba (IKWELI) – Pelo menos cem pacientes da cidade...

Consumo de água imprópria na origem de casos de diarreia em Tchaiane

Nampula (IKWELI) – O consumo de água imprópria dos...

UniRovuma reforça cooperação académica com Universidade Brasileira

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) reforçou laços...

Murrupula: Detido um indivíduo acusado de venda de fármacos de HIV/SIDA

Nampula (IKWELI) – Um indivíduo de 42 anos de...

“Bolada” de sangue no HCN leva aos calabouços técnico do banco de Sangue

Nampula (IKWELI) – Um técnico afecto ao Banco de...

Topics

Mocuba: Cem pacientes beneficiam de cirurgias de catarata

Mocuba (IKWELI) – Pelo menos cem pacientes da cidade...

Consumo de água imprópria na origem de casos de diarreia em Tchaiane

Nampula (IKWELI) – O consumo de água imprópria dos...

UniRovuma reforça cooperação académica com Universidade Brasileira

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) reforçou laços...

No último final de semana: Cães vadios atacaram 11 pessoas em Malema

Nampula (IKWELI) – As autoridades distritais em Malema apontam...

Mueda: Cidadão mata esposa e filho e suicida-se

Pemba (IKWELI) – Uma tragédia familiar, alegadamente motivada por...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img