
Nampula (IKWELI) – O Instituto de Transporte Marítimo (ITRASMAR) e o Instituto Nacional do Mar (INAMAR), autoridades marítimas em operação no distrito de Angoche, deitaram a baixo a narrativa de que há uma embarcação apreendida naquela jurisdição costeira, esclarecendo que se trata de um simples boato.
A informação que tem estado a circular nas redes sociais dava conta que a embarcação supostamente apreendida transportava cidadãos de nacionalidade estrangeira com destaque para angolana e tanzaniana e que terá sido interpelada por agentes marítimos para averiguação.
Em entrevista ao Ikweli, o administrador Marítimo de Angoche, Simão Timóteo Tambala, foi categórico ao afirmar que a informação é falsa. “A embarcação não foi apreendida e nem capturada não. É uma embarcação que estava de passagem e estava a deriva no alto mar, e o próprio meio tinha problemas mecânicos e a embarcação não conseguia ir para esquerda e nem para a direita, e como consequência estava a descer para baixo do mar tendo encontrado a superfície. E chegou na área de jurisdição marítima de Angoche, onde estavam a se aproximar da costa quase a 10 mil milímetros até conseguiram ver a terra, onde ficaram presos no alto mar quase há um mês, e só conseguimos tirar no dia 16 Junho,” explicou a autoridade marítima de Angoche.
Contudo, Tambala reconhece que a embarcação em causa era de origem estrangeira e saia da Namíbia. “Nós apenas fizemos uma intervenção após recebermos um grito de socorro dos ocupantes, porque o mesmo estava em deriva no alto mar do território marítimo de Angoche, onde não foi possível registar nenhum dano humano e nem material.” (Virgínia Emília)




