Munícipes de Nampula lamentam persistência do mau atendimento na Função Pública

Nampula (IKWELI) – Os munícipes da cidade de Nampula manifestam descontentamento em relação ao atendimento prestado em diversas instituições públicas, situação que, segundo afirmam, continua a afectar negativamente os cidadãos que buscam vários serviços.

As declarações foram feitas ao Ikweli na manhã desta terça-feira (23), data em que se assinala o Dia Africano da Função Pública, uma efeméride instituída em 1994, durante uma conferência realizada em Marrocos, e visa promover a reflexão sobre os desafios e a modernização do sector público.

No âmbito da celebração da data, Ikweli saiu às ruas da cidade de Nampula para ouvir a opinião dos cidadãos sobre a qualidade dos serviços prestados pelas instituições do Estado e teve várias reações, muitas de pedido de melhoria do atendimento.

Durante as entrevistas, vários munícipes apontaram o que consideram ser deficiências persistentes no atendimento ao público. Um dos entrevistados referiu que enfrenta dificuldades sempre que necessita de tratar assuntos relacionados com a renovação da carta de condução no Instituto Nacional dos Transportes Terrestres (INATRO).

“Quando vamos ao INATRO para renovar a carta de condução, enfrentamos muitos problemas. Parece que é preciso dar algum ‘refresco’ para que o processo avance”, afirmou.

Os entrevistados também criticaram o atendimento em algumas unidades sanitárias, alegando que existem casos de demora no atendimento e falta de profissionalismo por parte de alguns funcionários.

“Em certos hospitais, em vez de atenderem os pacientes, alguns profissionais ficam ocupados nos telemóveis. Quando não se tem dinheiro para subornar, o atendimento demora e isso pode colocar vidas em risco”, lamentou outro cidadão, classificando alguns profissionais como insensíveis e pouco humanizados.

Os munícipes condenaram ainda práticas consideradas ilícitas, como cobranças indevidas, falta de empatia e ausência de compromisso com o trabalho por parte de alguns funcionários públicos, atitudes que, segundo afirmam, prejudicam a imagem da classe.

Na mesma linha, os entrevistados apontaram a morosidade nos serviços da Direcção de Identificação Civil (DIC), situação que, segundo eles, desmotiva os cidadãos e exige a adopção de novas políticas que facilitem o acesso aos serviços públicos por parte dos residentes da cidade de Nampula.

Para o bem da Função Pública, os munícipes apelam às autoridades competentes para que reforcem as medidas de fiscalização e melhorem a qualidade do atendimento nas instituições públicas, de modo a garantir serviços mais eficientes, transparentes e humanizados. (Fátima Mugaveia)

Hot this week

Álimos levam governador de Nampula sensibilizar sobre drogas em Namicopo

Nampula (IKWELI) – O Conselho de Álimos de Nampula...

Emanuel Impissa aperta controle das bombas de combustível para travar escassez

Nampula (IKWELI) – O administrador do distrito de Monapo,...

Mais de 200 Mutuários recebem financiamento do FDEL em Mocuba

Mocuba (IKWELI) – O governo do distrito de Mocuba,...

Cinquenta pessoas vão beneficiar de cirurgias de fendas labiais em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 50 (cinquenta) pessoas vão...

Novos Horizontes prevê redução do preço do frango com construção de aviários automatizados

Nampula (IKWELI) – A empresa Novos Horizontes Moçambique, em...

Topics

Álimos levam governador de Nampula sensibilizar sobre drogas em Namicopo

Nampula (IKWELI) – O Conselho de Álimos de Nampula...

Emanuel Impissa aperta controle das bombas de combustível para travar escassez

Nampula (IKWELI) – O administrador do distrito de Monapo,...

Mais de 200 Mutuários recebem financiamento do FDEL em Mocuba

Mocuba (IKWELI) – O governo do distrito de Mocuba,...

Cinquenta pessoas vão beneficiar de cirurgias de fendas labiais em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 50 (cinquenta) pessoas vão...

Napipine quer recuperar áreas degradadas e promover reflorestamento nas escolas

Nampula (IKWELI) – A chefe do posto administrativo municipal...

Benjamim Mabiala é o novo treinador do Sporting de Nampula

Nampula (IKWELI) – O Sporting Clube de Nampula contratou...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img