Chapo apresenta turismo como uma das apostas para diversificar a economia

Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo, defendeu este sábado uma aposta mais forte no turismo como instrumento de crescimento económico, criação de emprego e atracção de investimento, durante a abertura do Presidential Golf Day, First Lady Golf Classic e Kids Golf Series 2026.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado descreveu Moçambique como um país com condições singulares para o desenvolvimento do sector, destacando os mais de 2.700 quilómetros de costa, as ilhas, as áreas de conservação, a diversidade cultural e a reconhecida hospitalidade dos moçambicanos.  

Para Daniel Chapo, o turismo deve ser encarado como uma alavanca de transformação económica e social. O Presidente sublinhou a capacidade do sector para gerar emprego, estimular o empreendedorismo, atrair capitais e dinamizar as comunidades locais, defendendo que os seus benefícios podem alcançar diferentes segmentos da população.  

Uma parte significativa da intervenção foi dedicada à estratégia de valorização turística de Inhambane, província que o Governo pretende afirmar como um dos principais pólos de crescimento do sector. Chapo associou essa visão ao desenvolvimento do turismo de golfe, à conservação do património natural e à captação de novos investimentos.  

O Presidente referiu igualmente o interesse demonstrado por investidores internacionais e mencionou projectos turísticos em curso, bem como contactos recentes com operadores de referência no segmento da hotelaria de luxo.  

A defesa do turismo surgiu integrada numa reflexão mais ampla sobre o modelo de crescimento económico do país. Daniel Chapo considerou necessária uma maior valorização de sectores como a agricultura, a indústria, os transportes, a logística, a energia e o turismo, apontando a diversificação económica como um dos desafios centrais para os próximos anos.  

No final da intervenção, o Chefe do Estado reiterou o convite a investidores, empresários e operadores turísticos para continuarem a apostar em Moçambique, manifestando confiança na capacidade do país para transformar os seus recursos naturais, culturais e humanos em factores de desenvolvimento e prosperidade. (Redação)

Hot this week

Governador de Nampula almoça com antigos administradores distritais na sua residência oficial

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula oferece colchões à UniLúrio

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

BCI reforça apoio ao ensino superior com oferta de livros à UniRovuma

Nampula (IKWELI) – O Banco Comercial e de Investimento...

Nutricionistas Alertam: Alimentos industrializados ameaçam desenvolvimento infantil em Angoche

Nampula (IKWELI) – A nutricionista do Hospital Rural de...

População de Mutauanha clama por protecção

Nampula (IKWELI) – Os residentes da unidade comunal 7...

Topics

Governador de Nampula oferece colchões à UniLúrio

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

BCI reforça apoio ao ensino superior com oferta de livros à UniRovuma

Nampula (IKWELI) – O Banco Comercial e de Investimento...

População de Mutauanha clama por protecção

Nampula (IKWELI) – Os residentes da unidade comunal 7...

Novas patentes reforçam liderança nas forças armadas

Nampula (IKWELI) – A Academia Militar Marechal Samora Machel...

Gasolina mal conservada provoca incêndio em Alto Molócuè

Alto Molócuè (IKWELI) – Uma quantidade não especificada de...