Nos últimos 5 meses: Casos de malária reduziram no distrito de Moma

Nampula (IKWELI) – As autoridades sanitárias do distrito de Moma, a sul de Nampula, apontam que durante os últimos 5 meses, casos de malária naquela circunscrição reduziram significativamente.

Narciso Sandulane, director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Moma, disse ao Ikweli que no período em referência foram registados, apenas, 4005 (quatro mil e cinco) casos, contra 11.688 (onze mil, seiscentos e oitenta e oito) do mesmo período do ano transacto.

Esta fonte afirma que a redução dos casos se deve a aplicação das mensagens transmitidas nas campanhas de educação sanitária, uso correcto de redes mosquiteiras e o melhoramento do saneamento do meio nas comunidades locais.

“Também temos como principal desafio o comportamento da população, e estamos a falar das características rurais, as pessoas gostam de viver perto dos rios, charcos de águas, não existe o cuidado de fazermos limpeza em volta das nossas casas estamos a falar de tirar o capim, águas paradas,” comentou a fonte sobre comportamento que podem concorrer para o aumento de casos da doença.

A fonte acrescentou que os profissionais da saúde, em coordenação com os líderes comunitários e parceiros da cooperação e desenvolvimento, tem estado a levar a cabo várias acções de sensibilização nas unidades sanitárias, comunidades e nas escolas sobre prevenção das doenças.

No entanto, o nosso interlocutor, denunciou mesmo sem avançar dados, casos recorrentes de desvio de redes mosquiteiras para a pesca, protagonizados por indivíduos de má-fé, alegando estar a dificultar os serviços de saúde, no combate a malária. (Fátima Manuel)

Hot this week

Pensando na agricultura, saúde e vias de acesso: Governador de Nampula engaja-se com a Mahindra na Índia

Chakan (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

SdE em Nampula exige parceria eficaz com o UNICEF

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...

Murrupula: Agudiza-se roubo de animais domésticos e produtos alimentares

Nampula (IKWELI) – Os residentes da sede do distrito...

Três corpos decapitados “assustam” Nacavala

Nampula (IKWELI) – Três corpos decapitados e uma viatura...

Mais de quatro mil mulheres diagnosticados com cancro da mama em apenas oito meses em Nampula

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula, no norte...

Topics

SdE em Nampula exige parceria eficaz com o UNICEF

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) na...

Murrupula: Agudiza-se roubo de animais domésticos e produtos alimentares

Nampula (IKWELI) – Os residentes da sede do distrito...

Três corpos decapitados “assustam” Nacavala

Nampula (IKWELI) – Três corpos decapitados e uma viatura...

Nampula clama por patrocínio para movimentar xadrez

Nampula (IKWELI) – O Presidente da Associação Provincial de...

Nampula conquista 4º e 6º lugar no campeonato nacional de ciclismo

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula ocupou o...

Joaquim Tomás engaja-se com instituições de tecnologia agrária na Índia

Mumbai (IKWELI) – O director provincial de Agricultura e...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img