Governador de Nampula e Nacala Logistics levam medicamento ao HCN

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, entregou, nesta quarta-feira (27), diverso medicamento e bens hospitalares ao Hospital Central de Nampula (HCN), maior unidade sanitária do norte de Moçambique.

O medicamento e os bens hospitalar são uma doação da Nacala Logistics, um parceiro de desenvolvimento da província de Nampula.

Trata-se de um lote de 300 unidades de soro fisiológico, 20.500 unidades de sabão Mainato, 15.500 purificadores de água, 441 caixas de luvas cirúrgicas (1×50 pares) e 350 unidades de gaze hidrófila em rolo de 9cm x 100 metros.

“Temos uma nova doação de medicamentos e insumos hospitalares. Na saúde, os desafios são permanentes e as necessidades não esperam. Por isso, cada apoio sério, útil e bem direccionado faz a diferença, porque o valor deste gesto não está apenas no que é entregue, mas no que permitirá fazer: reforçar o trabalho dos profissionais de saúde e melhorar a capacidade de resposta para quem mais precisa,” disse o governando, assumindo que “a responsabilidade é igualmente clara: garantir que estes medicamentos cheguem rapidamente a quem deles precisa, com rigor, transparência e sentido de missão. Por isso, decidimos fazer a entrega directa ao Hospital Central de Nampula. Portanto, façam o melhor uso destes meios para garantir impacto positivo na vida das pessoas”.

O governador sublinhou que as luvas cirúrgicas oferecidas poderão ajudar os profissionais de saúde a prevenir infecções, protegendo técnicos de saúde, parturientes e utentes.

Para além dos donativos hospitalares, foi anunciado que brevemente será entregue à maior unidade sanitária da região norte do país uma quantidade de duas toneladas de produtos alimentares, para garantir melhor alimentação aos profissionais de saúde e aos doentes internados, incluindo combustível para apoiar os meios circulantes hospitalares, nomeadamente ambulâncias, bem como um furo de abastecimento de água potável.

Frederico Sebastião, director geral do HCN, não escondeu a satisfação com a oferta e garantiu que haverá rigor e transparência na gestão dos medicamentos e bens médicos recebidos, com vista a assegurar que os mesmos beneficiem efectivamente os mais necessitados, afirmando que não serão tolerados desvios nem desperdícios. (Virgínia Emília)

Hot this week

Governador de Nampula associa realização de grandes eventos fora de Maputo à descentralização

Nacala (IKWELI) — O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

“As universidades devem transformar a sociedade”, defende vice-reitor da UCM

Nampula (IKWELI) — O vice-reitor da Universidade Católica de...

Antigos reclusos encontram no lixo uma alternativa à criminalidade em Nampula

Nampula (IKWELI) — A recolha e comercialização de resíduos...

Save the Children entrega meios assistivos a 174 crianças com deficiência em Eráti

Nampula (IKWELI) — A organização humanitária internacional Save the...

PRM detém três suspeitos de falsificação de dinheiro em Quelimane

Quelimane (IKWELI) — Três indivíduos, com idades compreendidas entre...

Topics

“As universidades devem transformar a sociedade”, defende vice-reitor da UCM

Nampula (IKWELI) — O vice-reitor da Universidade Católica de...

Antigos reclusos encontram no lixo uma alternativa à criminalidade em Nampula

Nampula (IKWELI) — A recolha e comercialização de resíduos...

Save the Children entrega meios assistivos a 174 crianças com deficiência em Eráti

Nampula (IKWELI) — A organização humanitária internacional Save the...

PRM detém três suspeitos de falsificação de dinheiro em Quelimane

Quelimane (IKWELI) — Três indivíduos, com idades compreendidas entre...

SENAMI prevê emitir mais de 300 mil passaportes até ao final de 2026

Beira (IKWELI) — O Serviço Nacional de Migração (SENAMI)...

Hospital Central de Nampula remove 20 tumores em sete pessoas com albinismo

Nampula (IKWELI) — O Hospital Central de Nampula (HCN)...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img