
Nampula (IKWELI) – A Associação Nacional dos Professores (ANAPRO), no distrito de Monapo, província de Nampula, realizou uma marcha, no domingo (17), com o intuito de consciencializar sobre os malefícios de venda e consumo de drogas, com destaque a metanfetamina, vulgarmente conhecido “makha”.
Além de professores, o evento que contou com jovens e estruturas governamentais locais.
Na sua mensagem, a ANAPRO em Monapo entende que o consumo de drogas constituí um dos maiores desafios sociais e educacionais enfrentados pelas comunidades. Constitui, igualmente, um fenômeno que destrói sonhos, compromete o rendimento escolar, fragiliza famílias, incentiva violência, aumenta a criminalidade e coloca em risco o desenvolvimento saudável das novas gerações.
“Hoje não caminhamos apenas pelas ruas de Monapo. Caminhamos pela defesa da vida, da educação, da dignidade humana e do futuro da juventude. Enquanto professores e educadores, sentimos diariamente os impactos desta realidade nas escolas. Muitos jovens abandonam os estudos, perdem concentração, afastam-se dos valores morais e tornam-se vulneráveis a comportamentos de risco. A droga não afecta apenas o indivíduo: afecta a escala, a família; a comunidade e o futuro do país. Por isso esta marcha representa um acto de responsabilidade colectiva. Representa a união entre professores, alunos, governos, líderes comunitários, instituições de saúde, forças de defesa e segurança, organizações sociais e toda e toda a sociedade na luta contra este mal,” disse Olinda Mondlane, secretária distrital da ANAPRO no distrito de Monapo.
Mondlane frisou que a educação deve continuar a ser a principal ferramenta de prevenção. Uma escola forte, consciente e comprometida com os valores humanos ajuda a formar cidadãos responsáveis, críticos e preparados para resistir às influências negativas da sociedade, sendo imperioso fortalecer o diálogo com os jovens, promovendo actividades educativas e culturais, incentivar o desporto, apoiar a saúde mental e reforçar a cooperação entre a escola e a família.
“A ANAPRO acredita que combater o consumo de drogas não depende apenas das medidas repressivas, mas também de acções preventivas, educativas e sociais permanentes. Devemos criar ambientes escolares seguros, comunidade mais vigilantes e oportunidades concretas para a juventude desenvolver os seus talentos e projectar um futuro digno. Digamo-nos especialmente aos jovens: valorizem a vossa vida, projectem os vossos sonhos escolham os vossos caminhos que vos conduzam ao conhecimento, ao trabalho a disciplina e ao progresso”, lembrando que o futuro de Moçambique depende da consciência, da coragem e da escolha colectiva.
ANAPRO juntam-se, assim, a campanha dos 90 dias de combate ao tráfico e consumo de drogas, liderada pelo governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula. (Francisco Mário)





