
Nampula (IKWELI) – O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, diz estar preocupado com o recrudescimento da circulação de notícias virtuais falsas, nos últimos tempos, protagonizadas por indivíduos desconhecidos e pela inteligência artificial e que colocam em causa a segurança pública.
De acordo com o comandante provincial da PRM em Nampula, Sérgio Age, os impactos negativos da desinformação e das notícias virtuais falsas contribuem para o aumento de actos que perturbam a ordem e a tranquilidade públicas no seio das comunidades.
Para o comandante, as redes sociais devem servir para informar e não para desinformar a população, criando pânicos e medos alarmantes, incluindo instabilidade da ordem, segurança e tranquilidade no seio da sociedade.
Dirigindo em especial aos que criam caos nas redes sociais, o comandante da PRM em Nampula apela aos protagonistas que fazem circular informações falsas em diversas plataformas das redes sociais, para se distanciarem destes actos, alertando que estão a comprometer a ordem pública e a provocar falsos alarmes sociais, prejudicando instituições públicas e privadas, incluindo cidadãos.
Apesar dos desafios enfrentados pela corporação, a fonte garante reforçar os seus trabalhos operacionais, com vista a combater o fenómeno da desinformação e das notícias virtuais falsas, bem como responsabilizar criminalmente os autores destes actos. (Virgínia Emília)




