Gueta Chapo manifesta dor e pesar pelos acidentes trágicos de Nampula e Manica

Nampula (IKWELI) – A Primeira-Dama da República, Gueta Selemane Chapo, manifestou profundo pesar pelas mortes de menores de idade vítimas de acidentes de viação ocorridos no fim-de-semana, nas províncias de Nampula e Manica, tragédias que também deixaram várias crianças órfãs e outras hospitalizadas.

Em comunicado divulgado esta segunda-feira, 11 de Maio, em Maputo, a Primeira-Dama expressa solidariedade as famílias enlutadas e dirigiu palavras de conforto às crianças afectadas pelas tragédias.

“A dor da perda de uma criança é incomensurável, mas igualmente dolorosa é a situação das crianças que, de forma repentina, ficam privadas do carinho, protecção e orientação dos seus progenitores”, refere a mensagem.

Gueta Selemane Chapo sublinhou que os recentes acidentes devem servir de alerta para a necessidade de maior responsabilidade colectiva na prevenção da sinistralidade rodoviária e na protecção da vida humana.

A esposa do Presidente da República apelou, igualmente, as instituições competentes, organizações sociais e comunidades para reforçarem o apoio moral, psicológico e social às famílias afectadas, com especial atenção às crianças em situação de vulnerabilidade.

“Que a solidariedade nacional possa amparar os que sofrem neste momento de dor e devolver esperança às crianças atingidas por estas tragédias”, conclui a mensagem, na qual a Primeira-Dama deseja também rápida recuperação aos menores hospitalizados.

Além do conselho executivo de Nampula, o Instituto Nacional de Transporte Rodoviário (INATRO) e a Polícia de Trânsito (PT) destacaram equipas no terreno para dar apoio e se inteirar de outros factores.

Também em comunicado, o INATRO explica que o motorista encontrava-se em fuga logo depois do acidente, embora aponta que mau estado da via e deficiência mecânica da viatura Toyota Dina com chapa de inscrição MNP 10-09, como as prováveis causas do acidente que vitimou 16 pessoas no troço Nacala-Memba. (Redacção)

Hot this week

Ribáuè já tem combustível e população agradece intervenção do governador de Nampula

Nampula (IKWELI) – As bombas de combustível na vila...

Residentes de Mope “ganham” uma unidade sanitária moderna

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Mecubúri: Gasolina chega a custar quinhentos meticais o litro

Nampula (IKWELI) – O custo do litro da gasolina...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img