Administrador de Liupo rejeita corrupção entre parteiras e exige atendimento humanizado

Nampula (IKWELI) – O governo no distrito de Liupo, na província de Nampula, defende a prestação de serviços de saúde materna com base na humanização e livre de práticas de corrupção, visando garantir maior segurança e dignidade às mulheres durante o parto.

Mais de 23 parteiras desfilaram no distrito de Liupo, numa iniciativa que reuniu profissionais de saúde e membros da comunidade em torno da valorização do papel das parteiras.

Falando a margem do desfile alusivo ao Dia Internacional da Parteira, celebrado nesta terça-feira (5), o administrador distrital, César Nacuo, destacou a necessidade de se eliminar cobranças ilícitas nos serviços de assistência ao parto, por constituírem uma barreira no acesso das mulheres grávidas às unidades sanitárias.

Durante a sua intervenção, o dirigente condenou tais práticas, sublinhando que prejudicam directamente as famílias e colocam em risco a vida da mãe e do recém-nascido. Nacuo apelou igualmente as parteiras a prestarem um atendimento humanizado, lembrando que devem atender cada paciente como se de uma mãe, irmã, tia ou avó se tratasse. “Vocês têm a nobre missão de salvar vidas e representam uma fonte de esperança para as comunidades. Foram formadas para cuidar e proteger a vida,” afirmou.

A efeméride foi marcada por uma palestra sobre a importância do parto institucional, que sensibilizou mulheres e gestantes para a necessidade de abertura da ficha pré-natal, garantindo um acompanhamento adequado durante a gravidez. O distrito de Liupo regista uma adesão crescente aos partos institucionais, com uma média de 12 partos por dia e cerca de 380 por mês, números que indicam maior procura pelos serviços de saúde em comparação com os anos anteriores.

Os participantes foram ainda incentivados a reforçar práticas de higiene, com destaque para a lavagem correcta das mãos, como forma de prevenir doenças nas comunidades.(Malito João)

Hot this week

Governo de Nampula envolve Parlamento Infantil no espaço de luta contra a desnutrição crónica

Nampula (IKWELI) – A secretária do Parlamento Infantil da...

UniRovuma e Instituto Camões perspectivam expansão da cooperação académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e o...

Shakeel Ahmad desafia investidores a transformar potencial de Nampula em riqueza

Nampula (IKWELI) – A margem da Feira Económica de...

NACEPI “impõe-se” na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A NACEPI, uma empresa do Conselho...

Topics

UniRovuma e Instituto Camões perspectivam expansão da cooperação académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e o...

NACEPI “impõe-se” na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A NACEPI, uma empresa do Conselho...

Pereira rende homenagem ao povo de Nampula

Nampula (IKWELI) – O antigo Secretário do Estado da...