Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, recebeu, na tarde de sexta-feira (24), material para a construção e montagem de sete (7) pontes metálicas, que serão erguidas em iguais pontos críticos na província.
As pontes serão instaladas sobre os rios Munhequere (ligando Liupo e Mogincual), Ampuesse (Monapo–Mogincual), Metucuti (Liupo–Angoche), Muchequesse (Namapa-Odineopa–Rio Lúrio), bem como na baixa de Milhana (ligando Imala e Milha, entre Muecate e Mecubúri), em Namioco (acesso a Aube, no distrito de Angoche) e sobre o rio Muhimite (Monapo–Mogincual).
“Se aceitamos o desafio de servir, foi para realizar acções como estas: mudar a vida das pessoas com obras que se veem, se usam e salvam vidas”, afirmou.
Eduardo Abdula sublinhou ainda o impacto prático das infra-estruturas, referindo que as pontes representam muito mais do que estruturas físicas. “Isto não é apenas cimento e ferro. São tempo que deixa de se perder nas travessias, crianças que passam a chegar à escola em segurança, ambulâncias que deixam de parar nos rios, produtores que voltam a ter acesso ao mercado e oportunidades de emprego que chegam onde antes havia isolamento”, explicou.
Segundo o governador, estas obras representam uma resposta directa às necessidades das comunidades. “Não são apenas obras do Governo para o povo, mas sim uma resposta do Executivo ao clamor da população. É uma governação que escuta, resolve e está próxima”, frisou.
Na ocasião, o dirigente reconheceu o papel do Presidente da República, Daniel Chapo, pelo apoio na materialização da iniciativa, bem como do Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe, pela rápida disponibilização das infra-estruturas. (Redação)





