Valas de drenagem viram depósitos de lixo em Nampula

Nampula (IKWELI) – Algumas valas de drenagem na cidade de Nampula encontram-se além de água, inundadas de lixo depositado por munícipes, sobretudo dos bairros de Napipine e Mutauanha, situação que periga a saúde pública devido ao mau cheiro exalado pelos resíduos sólidos.

Apesar de não ser um problema novo, os residentes de Napipine e Mutauanha mostram-se preocupados com o perigo eminente.

Marta Arlindo, moradora nas proximidades de uma vala de drenagem no bairro de Napipine, está ciente dos riscos de depositar o lixo nas valas, mas aponta a preguiça como o que a motiva a deitar resíduos sólidos naquele lugar impróprio. “As pessoas sentem preguiça de ir depositar o lixo no local apropriado, mas é errado, porque as nossas crianças brincam aqui, portanto é muito risco,” disse.

“As pessoas deitam lixo aqui na vala de drenagem sabendo que é perigoso para a nossa saúde, mas fazem isso sabendo que existe uma lixeira aqui nas antenas. Eu estou a pedir para que as pessoas mudem esta atitude,” apelou outro morador do bairro de Napipine.

O cenário também se constata no bairro de Mutauanha, onde a população recorre as valas para o depósito do lixo sob alegacão do lugar apropriado estar distante. “Muita gente coloca o lixo nas valas porque o sítio onde se coloca lixo é distante,” sublinhou Jeremias Augusto.

Esta situação ocorre num momento em que a província de Nampula encontra-se a lutar contra a cólera e a malária, sendo que um dos fatores principais que causam as doenças é o lixo depositado em locais inapropriados que serve de habitat para moscas e mosquitos, maiores transmissores das doenças. (Francisco Mário)

Hot this week

Fundação Salimo Abdula promove diálogo intergeracional para inspirar jovens mulheres

Maputo (IKWELI) – A Fundação Salimo Abdula (FSA), no...

Guerra civil no Sudão já fez mais de 150 mil mortos desde 2023

Washington (IKWELI) – A guerra civil no Sudão, que...

A partir de hoje vendedores informais têm 30 dias para abandonarem as ruas da cidade de Nampula

Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de...

Escritores de Nampula celebram literatura de Lília Momplê

Nampula (IKWELI) – Os escritores da cidade Nampula reuniram...

Com um centro de excelência em Muhalaze AHF expande serviços de saúde sexual e reprodutiva gratuitos

Maputo (IKWELI) – A AIDS Healthcare Foundation (AHF) Moçambique...

Topics

Guerra civil no Sudão já fez mais de 150 mil mortos desde 2023

Washington (IKWELI) – A guerra civil no Sudão, que...

Escritores de Nampula celebram literatura de Lília Momplê

Nampula (IKWELI) – Os escritores da cidade Nampula reuniram...

Motoqueiros que violam semáforos passam a pagar mil meticais em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Comando da Polícia da República...

Há cada vez mais adolescentes e jovens a consumir droga em Nampula

Nampula (IKWELI) – Durante o ano passado de 2025,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img