“Boss” dos “G-15” detido pela polícia em Murrapaniua (O indivíduo comprava e distribuía catanas)

Nampula (IKWELI) – Um indivíduo residente no bairro de Murrapaniua, na cidade de Nampula, é apontado como suposto líder e fornecedor de armas brancas, concretamente catanas, a uma quadrilha de assaltantes conhecida por grupo “G-15”.

O indivíduo foi detido juntamente com mais de vinte e três (23) comparsas, todos indiciados na prática de diversos tipos de crimes, que incluem roubo em residências e estabelecimentos comerciais.

Segundo a polícia, os suspeitos vinham aterrorizando vários pontos da cidade de Nampula, sendo o bairro de Murrapaniua o principal foco das suas acções criminosas.

O suposto líder nega envolvimento directo nos crimes, afirmando que nunca participou em assaltos, e que apenas comprou catanas a pedido de um amigo que, segundo ele, é ladrão.

“Meu trabalho é de segurança desde 2009. Eu estou aqui porque existe um homem que fui-lhe pegar ali, é um ladrão e homem catana do bairro, ele ia na direção da zona de Murrapaniua. Para lhe conhecer, um dia estávamos a tomar vinho primeirinha [bebida tradicional com elevado e desconhecido teor alcoólico, maioritariamente produzido na base de caju ou cana-de-açúcar], quando anoiteceu, saí e lhe falei que meu velhote me pediu comprar catana e enxada, depois ele também me entregou dinheiro dele para comprar duas catanas do tipo me aproveitar e quando entrou no terreno lhe pegaram, me apontou eu, por isso que estou aqui.”

Um dos membros do grupo, por sua vez, assumiu ter sido ladrão no passado, mas garante que abandonou a vida por influência da esposa, lamentando estar novamente envolvido no caso. “Eu era ladrão no passado, mas minha esposa me pediu para abandonar e deixei, mas tudo que acontece no bairro me pegam, por isso que estamos aqui.”

O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula afirma que os detidos são considerados peritos em roubos, actuando tanto em residências como na via pública, recorrendo a instrumentos contundentes como catanas, e assegura que decorrem acções para o desmantelamento completo destas quadrilhas que vêm semeando terror em vários bairros da província.

“Os mesmos ainda se têm dedicado a roubo com recurso a instrumentos contundentes do tipo catana, atormentado suas vítimas. Destacar ainda que neste grupo tem um que é líder destas quadrilhas, o mesmo tem adquirido vários instrumentos contundentes e distribuído a estes seus comparsas para criar terror em vários bairros de cá na província de Nampula. É neste âmbito que a polícia segue com um plano de desmantelamento destas quadrilhas que vêm criando terror nestes bairros.” (Malito João)

Exit mobile version