Nampula (IKWELI) – O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC), em Nampula, deteve, nesta sexta-feira (20), dois indivíduos que se faziam passar por membro da instituição e por agente do Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), afectos ao distrito de Nacala.
Trata-se de um militar afecto ao Teatro Operacional Norte que, até à data da sua detenção, encontrava-se dispensado para tratar de assuntos pessoais, e de um cidadão civil que se fazia passar por agente do SISE, ostentando inclusive uma carta de condução militar.
Segundo a instituição. Os dois foram detidos quando tentavam apresentar-se numa escolinha, na posse de duas armas do tipo pistola.
“Os dois indivíduos, ora detidos, chegaram a uma escolinha e os proprietários, suspeitando da sua actuação, entraram em contacto com o Serviço Nacional de Investigação Criminal. Após a confirmação de que não pertenciam à instituição, foram orientados a regressar num outro dia, momento em que foram detidos”, refere a porta-voz do SERNIC.
De acordo com a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enine Tsinine, os dois cidadãos são acusados do crime de exercício ilícito da função pública e de uso de armas proibidas.
“O SERNIC recebeu informação, por volta do dia 10, de que existiam cidadãos que se haviam dirigido a uma escola privada com a intenção de falar com a proprietária, de nacionalidade estrangeira, apresentando-se como agentes do SISE e do SERNIC. Quando se apurou a veracidade das suas identificações, constatou-se que não exerciam as funções que alegavam desempenhar”, explicou a porta-voz.
Entretanto, o militar disse que apenas acompanhava o seu amigo à referida escolinha e que desconhecia o assunto a ser tratado. Por sua vez, o falso agente do SISE afirmou ter adquirido a carta de condução militar quando estudava na Academia Militar. Contudo, ambos não souberam explicar a proveniência das pistolas. (Texto: Francisco Mário | Foto: Hermínio Raja)
Militar e civil detidos por se fazerem passar por agentes do SERNIC e do SISE em Nacala
