Extração de areia na ponte sobre o rio Nicutha periga via da barragem de Nampula

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira, denuncia com preocupação que a recolha recorrente de areia para fins de construção civil colocou em colapso a ponte sobre o rio Nicutha, localizada no bairro de Napipine.

A denúncia foi feita na manhã desta quinta-feira (19), durante uma visita àquele posto administrativo no âmbito de trabalho de monitoria das famílias em situações de vulnerabilidade na presente época chuvosa.

“Viemos ver a condição da ponte sobre o rio e percebemos que há um perigo iminente, temos conhecimento que uma parte da população extrai areia junto as margens do rio Nicutha, esta prática tem prejudicado os esforços empreendidos pelo município da cidade de Nampula e queremos persuadir para abandono da actividade”, disse.

Luís Giquira garantiu que, através da polícia municipal e de fiscalização, vai activar a fiscalização permanente no rio Nicutha para responsabilizar os indivíduos envolvidos na prática de extração de areia. “Também vamos instruir as nossas equipas para num breve espaço de tempo reunir com as empresas que operam próximo do rio e para em conjunto trabalhar em busca de soluções para a requalificação da ponte e melhoria da via de acessos”.

Por outro lado, o presidente do município de Nampula assume a existência de vários danos causados pelas chuvas cujo impacto está avaliado em 15 milhões de meticais. “Neste momento o mais importante é ter as travessias em condições e enquanto buscamos estudos para resolver outros problemas.”

Já na conferência de imprensa, o edil de Nampula afirmou que as empresas industriais que utilizam camiões com alto carregamento estão a precipitar a degradação da via de acesso que parte da Escola Primária da Barragem até à barragem de Nampula. (Nelsa Momade)

Hot this week

Morreu o bispo emérito de Pemba, dom Januário Nhangumbe

Maputo (IKWELI) - A Igreja Católica em Moçambique está...

Acidente de viação faz 6 óbitos na barragem de Nacala

Nacala (IKWELI) - Pelo menos 6 pessoas perderam a...

HCN reforça protecção dos profissionais contra riscos de infecção

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN)...

Nas novas instalações do mercado do Peixe: Vendedores apontam nepotismo na distribuição de bancas

Nampula (IKWELI) – Alguns vendedores do mercado dos Belenenses,...

“Vinho macua” está a “acabar” estivador no Waresta

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 10 estivadores, que operavam...

Topics

Morreu o bispo emérito de Pemba, dom Januário Nhangumbe

Maputo (IKWELI) - A Igreja Católica em Moçambique está...

Acidente de viação faz 6 óbitos na barragem de Nacala

Nacala (IKWELI) - Pelo menos 6 pessoas perderam a...

HCN reforça protecção dos profissionais contra riscos de infecção

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN)...

“Vinho macua” está a “acabar” estivador no Waresta

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 10 estivadores, que operavam...

Comandante distrital da PRM de Chinde detido em Mocuba

Mocuba (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique...

Nampula reflecte sobre estratégias de segurança alimentar e nutricional

Nampula (IKWELI) – Actores dos sectores público e privado...

Ligação rodoviária entre Nametil e Calipo está cada vez mais difícil

Nampula (IKWELI) – A circulação de pessoas e bens...