
Nampula (IKWELI) – O Arcebispo Metropolitana de Nampula e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), Dom Inácio Saure, disse que o quaresma é momento propício de renovação espiritual na qual o cristão deve doar-se aos necessitados.
O Bispo católico entende que quarta-feira de Cinzas marca o início do tempo litúrgico da Quaresma, período de 40 dias dedicado à oração, penitência e conversão.
Dom Inácio Saure, disse que a celebração é vivida com grande significado espiritual, recorda aos fiéis a fragilidade da vida humana, simbolizada pela imposição das cinzas e pela mensagem bíblica “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”.
“Queridos Diocesanos, eis aí o tempo favorável de renovação espiritual e retorno a Deus, é o santo tempo da quaresma, é uma renovação intensa do mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A vida espiritual de todo crente e do cristão em participar apoia-se em três pilares a saber, a partilha dos bens com os mais necessitados, a oração e a renúncia, isto é, o jejum, tudo num clima de alegria e humildade sem ostentação, somente diante de Deus.”
Sob o tema “A conversão sincera do coração”, o Bispo católico destacou que a Quaresma não se resume a gestos exteriores, mas exige uma transformação interior verdadeira. “Na quarta-feira de cinzas que inicia esse tempo favorável, converta-nos e acreditamos no evangelho.”
A mensagem central enfatizou que a conversão começa no coração, manifesta-se na vida concreta e pode transformar a sociedade. Nesse contexto, foi sublinhada a importância de viver a caridade de forma discreta, o jejum como caminho de domínio próprio e solidariedade, e a oração como encontro íntimo com Deus, longe de qualquer exibição religiosa. (Malito João)
