
Nampula (IKWELI) – Um homem de 32 anos de idade foi brutalmente agredido pela população no passado fim-de-semana no recinto do Centro de Saúde Muhala Expansão, na cidade de Nampula, acusado de tentar roubar uma motorizada.
Segundo testemunhas no local, o indivíduo teria chegado por volta das 8 horas e colocado-se na fila como se fosse paciente, enquanto observava discretamente as motorizadas estacionadas no interior da unidade sanitária.
De acordo com relatos, o suspeito terá tentado colocar uma das motorizadas em funcionamento, fingindo ser o proprietário. O barulho do motor acabou chamando a atenção do verdadeiro dono, que rapidamente gritou por ajuda.
“Ele estava na fila como qualquer pessoa, mas só estava a vigiar as motorizadas. Quando tentou ligar uma delas, o dono percebeu e gritou”, contou uma testemunha que pediu anonimato.
No mesmo instante, populares e moto-taxistas que se encontravam no local intervieram, imobilizando o suspeito e agredindo-o com paus e pedras, deixando-o gravemente ferido.
Alguns cidadãos ouvidos pelo Ikweli afirmam que situações do género têm sido frequentes naquele centro de saúde e acusam a polícia de pouca intervenção, apesar da existência de um posto policial nas proximidades.
Até ao momento em que a equipa do Ikweli abandonou o local, o homem permanecia estendido no chão, ferido e a clamar por socorro. (Malito João)
