HCN aposta em tecnologia para melhorar atendimento nas urgências

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN) vai introduzir, nos próximos meses, um sistema electrónico de atendimento e e-triagem, uma plataforma desenhada de acordo com a realidade da instituição e que conta com o apoio da organização SolidarMed.

Segundo uma nota emitida pelo HCN, a medida pretende reforçar a qualidade do atendimento nas urgências, facilitar o registo clínico dos pacientes e reduzir os custos com papel.

Numa fase inicial, o sistema será implementado no Serviço de Urgência de Adultos (SUR), abrangendo igualmente as áreas de Ortopedia e Traumatologia, além de serviços complementares como Radiologia, Laboratório e Farmácia.

Com a nova ferramenta, os pacientes passarão a circular no serviço apenas com o Número de Identificação (NID), eliminando a necessidade de processos físicos. O hospital prevê colocar a plataforma em funcionamento até ao final do primeiro trimestre do presente ano.

Através do sistema, os profissionais de saúde poderão utilizar tabletes ou telemóveis para registar as queixas, acompanhar o atendimento e inserir informações clínicas em tempo real. “À entrada, os utentes serão informados sobre o uso destes dispositivos, garantindo transparência durante o processo”, explica o comunicado.

A plataforma permitirá também organizar electronicamente as filas de espera, priorizando os casos mais graves ou atendendo por ordem de chegada. Os pacientes em estado crítico continuarão a ser encaminhados automaticamente para as salas de observação, tal como acontece actualmente.

Com esta inovação, o HCN reforça a modernização dos seus serviços e aposta numa assistência mais organizada, eficiente e orientada para a melhoria da resposta à população. (Malito João)

Hot this week

Moçambique explora apenas 17,8% da sua terra arável

Maputo (IKWELI) – O ministro da Planificação e Desenvolvimento,...

Provedor da justiça quer fim da impunidade dos corruptos

Nampula (IKWELI) – O Provedor da Justiça, Isaque Chande,...

Lixo “assalta” Nthota

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Nthota, na periferia...

“Macondes” vão ganhar nova cara em Nampula

Nampula (IKWELI) – Os seis Prédios Macondes, localizados no...

Topics

Moçambique explora apenas 17,8% da sua terra arável

Maputo (IKWELI) – O ministro da Planificação e Desenvolvimento,...

Provedor da justiça quer fim da impunidade dos corruptos

Nampula (IKWELI) – O Provedor da Justiça, Isaque Chande,...

Lixo “assalta” Nthota

Nampula (IKWELI) – A comunidade de Nthota, na periferia...

“Macondes” vão ganhar nova cara em Nampula

Nampula (IKWELI) – Os seis Prédios Macondes, localizados no...

Nicutha e Mutauanha clamam por pontecas

Nampula (IKWELI) – As populações que residentes próximos aos...

Quelimane: Manuel de Araújo acusado de estar a desviar receitas do município

Quelimane (IKWELI) – Os funcionários do Conselho Municipal da...

Endividamento de funcionários públicos preocupa FRELIMO no Niassa

Lichinga (IKWELI) – O Primeiro-secretário do Comité Provincial da...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img