
Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN) vai introduzir, nos próximos meses, um sistema electrónico de atendimento e e-triagem, uma plataforma desenhada de acordo com a realidade da instituição e que conta com o apoio da organização SolidarMed.
Segundo uma nota emitida pelo HCN, a medida pretende reforçar a qualidade do atendimento nas urgências, facilitar o registo clínico dos pacientes e reduzir os custos com papel.
Numa fase inicial, o sistema será implementado no Serviço de Urgência de Adultos (SUR), abrangendo igualmente as áreas de Ortopedia e Traumatologia, além de serviços complementares como Radiologia, Laboratório e Farmácia.
Com a nova ferramenta, os pacientes passarão a circular no serviço apenas com o Número de Identificação (NID), eliminando a necessidade de processos físicos. O hospital prevê colocar a plataforma em funcionamento até ao final do primeiro trimestre do presente ano.
Através do sistema, os profissionais de saúde poderão utilizar tabletes ou telemóveis para registar as queixas, acompanhar o atendimento e inserir informações clínicas em tempo real. “À entrada, os utentes serão informados sobre o uso destes dispositivos, garantindo transparência durante o processo”, explica o comunicado.
A plataforma permitirá também organizar electronicamente as filas de espera, priorizando os casos mais graves ou atendendo por ordem de chegada. Os pacientes em estado crítico continuarão a ser encaminhados automaticamente para as salas de observação, tal como acontece actualmente.
Com esta inovação, o HCN reforça a modernização dos seus serviços e aposta numa assistência mais organizada, eficiente e orientada para a melhoria da resposta à população. (Malito João)




