Nampula (IKWELI) – A 7 de fevereiro de 2024, Luís Giquira, que também se conhece por Giquirito, tomava posse como o 4º autarca da cidade de Nampula, após ter sido nas eleições do ano anterior pela lista do partido Frelimo e volvidos 2 anos, o município, maior do norte do país, que dirige, tem estado a mostrar sinais de crescimento e melhoramento das condições de vida dos munícipes.
Giquira chega a autarquia num momento em que a mesma enfrentava sérios desafios, desde a higiene e saneamento do meio, vias de acesso, transporte, entre outros.
E nesses dois anos, o autarca devolveu algum brilho. Asfaltou 15,8 quilómetros de estrada, terraplanou outros 34 quilómetros, construiu 4 aquedutos e 76.370m2 passeios.

No sector de transporte, o autarca liderou a aquisição de 8 novos autocarros para o transporte de passageiros e outras 8 para serviços administrativos da edilidade.
Nestes dois anos, Luís Giquira lançou a campanha de licenciamento de obras a preços bonificados na urbe, o que resultou na emissão de 7.157 licenças de construção e ocupação de solos, atribuição de 2.539 títulos do Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT), bem como foram elaborados 6 planos de pormenor dos bairros. No mesmo período, 5 jardins foram reabilitados.
Se durante o mandato antecedente, as receitas da edilidade eram ínfimas, com Giquira na direcção da cidade de Nampula voltou-se a digitalizar o sistema financeira, o que resultou no melhoramento e aumento das receitas, bem como facilidade para os munícipes pagarem as suas obrigações legais. Nisso, foram descentralizados os serviços digitais do Balcão de Atendimento Único (BAÚ) municipal para os postos administrativos e para as diferentes unidades orgânicas. Paralelamente, também, foi instalada uma unidade tributária na edilidade.
Outro destaque nesses dois anos de governação de Luís Giquira, gaba-se o autarca de ter iniciado a construção do mercado de Peixe dos Belenenses, assim como o mapeamento de 13 novos espaços para a construção de outros mercados.
Um dos grandes desafios com o que maior centro urbano do norte de Moçambique se debate a recolha e gestão de resíduos sólidos, mas nesse espaço, foram removidos 300 mil metros cúbicos de resíduos sólidos, desmanteladas algumas lixeiras anulares, adquiridos 56 contentores de lixo, 3 porta contentores, 2 camiões basculantes 2 tractores com pá, 1 compactadora e 6 motocontentores.
A segurança na autarquia, também, tem merecido atenção do autarca, tanto é que alocou 5 novas viaturas para a Polícia Municipal e de Fiscalização, bem como formou 160 novos agentes para a sua força.
Para os sectores sociais, Giquira destacou-se na aquisição de 352 carteiras, atribuição de bolsas de estudo, aquisição de 1 ambulância e recuperação de outras duas.
O abastecimento de água na cidade de Nampula tem sido um dos grandes desafios para que governa a circunscrição, por isso a edilidade, para minimizar o sofrimento dos munícipes construiu 2 sistemas de abastecimento de água e abriu 15 furos de água.
No poder local, tem sido um grande desafio nas autarquias no país, a garantia da participação do cidadão no processo de governação, mas com Giquira, os munícipes tiveram oportunidade de fazer as suas contribuições nas visitas que realiza nos postos administrativos, bem como na facilidade de audiências com o autarca. (Redação)





