Chapo dirige cerimônia de relançamento do projecto “Mozambique LNG” em Afungi amanhã 

Maputo (IKWELI) – O Presidente da República, Daniel Chapo, dirige esta quinta-feira (29), em Afungi, no distrito de Palma, na província de Cabo Delgado, o relançamento do Projecto ‘Mozambique LNG’, liderado pela francesa TotalEnergies, ao cabo de cerca de cinco anos de paralisação.

A retoma do referido projecto, em evento a contar com a presença do Presidente Executivo da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, representa um significativo marco para a economianacional e reafirma a confiança dos parceiros internacionais no potencial energético, institucional e humano de Moçambique.

A retoma do projecto terá um impacto directo e significativo na criação de emprego, tanto na fase de construção como na de operação, dinamizando o mercado de trabalho nacional e promovendo a capacitação da mão-de-obra moçambicana.

O Chefe do Estado referiu que o reinício do Projecto ‘Mozambique LNG’ abre novas e relevantes oportunidades de negócio para as micro, pequenas e médias empresas, reforçando o conteúdo local, a inclusão económica e o desenvolvimento de cadeias de valor nacionais.

“Um dos pilares centrais deste projecto é o benefício directo para as comunidades locais, tanto em terra firme como nas ilhas, através da sua integração efectiva na cadeia de fornecimento de bens e serviços produzidos localmente”, sublinhou o Presidente Chapo.

Adicionalmente, a retoma do Projecto ‘Mozambique LNG’ irá contribuir sobremaneira para o aumento de rendimento, criação de actividades económicas sustentáveis, programas de formação e capacitação técnica e empresarial, bem como o fortalecimento das economias locais, contribuindo para a melhoria gradual e consistente das condições de vida das populações.Do ponto de vista macroeconómico e estratégico, o Projecto ‘Mozambique LNG’ impulsionará, de forma decisiva, o Investimento Directo Estrangeiro, reforçando a estabilidade económica e criando bases sólidas para o crescimento sustentável.

Simultaneamente, consolida o posicionamento de Moçambique como um hub energético regional e reafirma o País como um actor credível e relevante no mercado global de Gás Natural Liquefeito, reforçando a sua posição geoestratégica e o seu

papel na segurança energética mundial. (Redação)

Hot this week

Participantes fazem avaliação positiva do primeiro dia do CAVAME-D

Alguns participantes da Conferência sobre Adição de Valor aos...

Nampula prepara plano de Acção para responder o El Niño

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula está a...

Nacala Logistics reforça meios da Polícia Municipal de Nacala

Nacala (IKWELI) – A Nacala Logistics disponibilizou, no dia...

Cidadãos de Nampula denunciam esquecimento do legado de Samora Machel

Nampula (IKWELI) – Alguns cidadãos de Nampula consideram que...

Topics