FRELIMO admite e condena existência de cobranças ilícitas em operações de resgate após chuvas intensas

Maputo (IKWELI) – O partido FRELIMO manifesta preocupação com a situação que afecta milhares de moçambicanos nas províncias de Maputo, Gaza e Sofala, na sequência das chuvas intensas e cheias que colocaram o país sob Alerta Vermelho decretado pelo Governo.

No entanto, o partido condena situações de cobranças ilícitas em operações de resgate de pessoas sitiadas. Em comunicado de imprensa divulgado na segunda-feira (19), a Frelimo refere que os danos provocados pelo mau tempo são graves, incluindo perda de vidas humanas, destruição de bens, deslocação de famílias e colapso de infra-estruturas essenciais, sendo que praticar actos ilícitos neste contexto é inadmissível praticar alegadas cobranças ilícitas e outras práticas abusivas associadas a acções de resgate e assistência a cidadãos em zonas afectadas.

Segundo o comunicado, tais práticas [cobranças para resgate] “representam uma afronta à dignidade humana, um atentado contra a solidariedade e um desrespeito profundo pelo sofrimento das famílias moçambicanas”. O partido afirma ainda que, em momentos de tragédia nacional, não pode haver espaço para comportamentos movidos por “ganância, oportunismo e condicionamento do socorro à vida humana”.

No comunicado o partido FRELIMO condena energicamente qualquer forma de exploração do desespero das vítimas e apela para que ninguém transforme a actual tragédia num negócio, exigindo pagamentos ilícitos para resgate ou transporte de cidadãos. 

O partido exorta igualmente à rejeição da especulação de preços de bens e serviços essenciais, como alimentos, água, transporte, habitação e combustíveis.

No documento, a organização política apela às comunidades e estruturas locais para reforçarem a vigilância cívica e denunciarem imediatamente às autoridades competentes quaisquer actos abusivos. (Redacção)

Hot this week

Governadora de Niassa namora parceiros para revestirem no Lago Niassa

Nampula (IKWELI) - A governadora da província do Niassa,...

Fredson Bacar defende que o Turismo é o caminho para a diversificação Económica

Nampula (IKWELI) - O Secretario do Estado do Turismo,...

Nampula lança campanha de gestão de resíduos sólidos para promover consciência ambiental

Nampula (IKWELI) – Foi lançada nea sexta-feira (5), na...

Muhipiti destaca-se e leva três prémios na Gala Nacional de Turismo

Nampula (IKWELI) – O distrito da Ilha de Moçambique,...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img