Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, deteve um grupo de adolescentes e jovens, com idades compreendidas entre 15 e 18 anos, indiciados na prática de crimes de roubo em residências e violação sexual de mulheres.
De acordo com Rosa Nilza Chaúque, porta-voz da PRM em Nampula, o grupo de menores aterrorizava concretamente o bairro de Muatala, tendo sido detido enquanto supostamente realizava uma acção no passado dia 31 de dezembro de 2025.
“Com recurso a objectos contundentes, os menores atacavam as pessoas e apoderavam-se dos seus bens. No dia 31 de dezembro do ano passado, teriam agredido uma cidadã e violentado sexualmente a mesma. A polícia, ao tomar conhecimento do caso, accionou diligências que culminaram com a detenção”, explicou.
Segundo Chaúque, por serem menores envolvidos em roubos e violações sexuais, decorre um tratamento específico, em colaboração com instituições que lidam com processos de menores.
Entretanto, em entrevista, um dos menores que liderava o grupo afirmou que “apenas uma vez, por falha, esfaqueei uma pessoa e, por isso, fui acusado de outras práticas criminais que não cometi, assim como os meus amigos que estão detidos”.
Na mesma conferência de imprensa, a PRM apresentou um indivíduo indiciado de roubo de uma viatura, e outros quatro indivíduos acusados de roubos em residências e vandalização de carteiras escolares nos arredores da cidade de Nampula.
Entretanto, os outros indivíduos acusados de roubos e outras práticas na calada da noite, em diferentes residências nos arredores da cidade de Nampula, negam as acusações que lhes são imputadas pela PRM. (Nelsa Momade)





