Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de Moçambique, é palco da III Jornada Nacional da Juventude, um evento que junta jovens da igreja católica que reúnem para discutir a sua contribuição na vida do país e da sociedade.

Igualmente, o encontro tem como convidados jovens que professam outras religiões, como forma de garantir a convivência entre grupos de distintas crenças.

As delegações chegam em grande número, trazendo consigo ânimo, fé e esperança, num ambiente marcado pelo espírito de fraternidade, tolerância religiosa e compromisso com a promoção da paz, valores que norteiam esta edição da jornada.

Entre as primeiras delegações a chegarem à capital destacam-se os jovens da província de Cabo Delgado, que demonstram grande entusiasmo por participarem neste momento considerado único para a renovação da fé, do espírito e da unidade nacional.

Para estes jovens, a motivação central da sua participação é o lema do evento “A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações”, que inspira reflexões profundas sobre a realidade social, espiritual e moral do país.

Os participantes esperam que a JNJ seja, também, um espaço privilegiado de reflexão pessoal e colectiva, sobretudo sobre práticas que contribuem para a destruição dos valores humanos, sociais e espirituais da juventude moçambicana.

“Estamos felizes por fazer parte deste evento que acontece de três em três anos. Esperamos sair daqui com algo novo para transmitir aos nossos irmãos de Cabo Delgado, onde muitos estão sem esperança. Vamos dizer-lhes que a esperança não engana”, afirmou Mário Ossufo, membro da delegação de Cabo Delgado.

Para além de Cabo Delgado, as delegações das províncias do Niassa e Zambézia já se encontram em Maputo, participando activamente nos primeiros momentos de acolhimento e preparação do evento.

A Arquidiocese de Nampula ainda não havia chegado até ao momento devido a desafios técnicos relacionados com o transporte, mas há informações de que a delegação poderá pisar a capital até às 12 horas desta quarta-feira (3).

O responsável da delegação de Nampula, padre Alex António, afirmou que tudo está nas mãos de Deus e que o mais importante é o propósito. “Tudo é plano de Deus. O importante é chegar, mesmo que seja tarde”, sublinhou.

A III Jornada Nacional da Juventude – JNJ Maputo 2025 acontece três anos depois da Arquidiocese de Nampula ter acolhido com sucesso a II edição da JNJ, reforçando o compromisso contínuo da Igreja na formação espiritual, social e cívica da juventude moçambicana. (Malito João)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...

Nampula: Jornalistas discutem sobre a carteira profissional

Nampula (IKWELI) - O MISA Moçambique e o Sindicato...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img