Moçambique ultrapassa irregularidades na emissão de certificados

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado (SdE) do Ensino Técnico e Profissional, Leo Elias Jamal, garantiu, esta quinta-feira (6), o fim das irregularidades na emissão de certificados para garantir a inserção no mercado de trabalho dos graduados.

A garantia surge depois de uma reclamação de estudantes que concluíram o ensino técnico profissional e que aguardavam pela emissão de certificados para que possam ingressar no mercado de trabalho, os quais também reclamavam a excessiva burocracia nas escolas do ensino técnico e profissional.

Durante uma visita de monitoria à província de Nampula, Leo Jamal explicou que não existem certificados pendentes do ano passado. “Neste momento a emissão de certificados deixou de ser problema, naturalmente no processo normal de certificação há algumas instituições metidas neste processo e já não temos certificados pendentes do ano de 2024”.

“Estamos a trabalhar na inovação de todos os procedimentos para garantir que não haja nenhum moçambicano do ensino técnico profissional que fique 3 meses sem o certificado e queremos melhorar o nosso sistema de gestão como forma de inovação. A partir de 2026, todos os estudantes terão a oportunidade de fazer acompanhamento do seu próprio processo formativo porque a formação profissional sem dúvidas é um fenómeno principal para o desenvolvimento económico no nosso país, daí que há necessidade de continuarmos a apostar fortemente no subsistema e garantir que a formação faz parte de todo o sistema de educação”, garantiu. (Nelsa Momade)

Hot this week

Participantes fazem avaliação positiva do primeiro dia do CAVAME-D

Alguns participantes da Conferência sobre Adição de Valor aos...

Nampula prepara plano de Acção para responder o El Niño

Nampula (IKWELI) – A província de Nampula está a...

Nacala Logistics reforça meios da Polícia Municipal de Nacala

Nacala (IKWELI) – A Nacala Logistics disponibilizou, no dia...

Cidadãos de Nampula denunciam esquecimento do legado de Samora Machel

Nampula (IKWELI) – Alguns cidadãos de Nampula consideram que...

Topics