Diocese de Alto Molócuè ordena primeiros sacerdotes

Alto Molócuè (IKWELI) – A diocese de Alto Molócuè, na vizinha província da Zambézia, ordenou, neste sábado (1), o seu primeiro grupo de 5 padres desde a elevação daquela circunscrição pastoral à categoria.

Todos os diáconos ordenados são da congregação do Sagrado Coração de Jesus, tendo sido realizada a cerimónia na paroquia da Nossa Senhora Rainha da Paz.

Trata-se dos diáconos Florêncio Vicente, Tiago Mendes, Lourenço Mirabela, Saio Marques e Nélio Rapoio, provenientes de diversas províncias do país. O momento marcou mais uma etapa significativa na missão evangelizadora da Igreja Católica em Moçambique.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo Emérito de Nampula, Dom Tomé Makueliha, enquanto a homilia foi proferida por Dom Inácio Muita, que exortou aos novos sacerdotes a serem sinais de esperança e conforto para o povo de Deus, sobretudo diante dos desafios que o país enfrenta.

Dom Inácio Muita apelou aos recém-ordenados para que se mantenham próximos do seu bispo, dos outros padres e do povo, cultivando uma verdadeira proximidade sacerdotal. “O padre deve ser um homem de comunhão. Evitem murmúrios e comportamentos que geram divisionismo. Na vossa missão, sede fonte de ânimo e consolação. Quando alguém vos procurar com um problema, tende compaixão e sede canais de perdão entre os irmãos”, afirmou.

No encerramento, Dom Tomé Makueliha encorajou aos novos padres a permanecerem firmes na fé, pedindo a Deus que abençoe a sua caminhada e os torne instrumentos de união e de paz nas comunidades onde forem servir. (Malito João, em Alto Molócuè)

Hot this week

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Novo director da EMUSANA mantem aposta da edilidade em construir um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – Artur Afonso, que dirige a Empresa...

Duas raparigas violadas sexualmente em Carrupeia

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Casas de banho na Paulo Samuel Kankhomba: Munícipes exigem transparência da edilidade

Nampula (IKWELI) – Os munícipes da cidade de Nampula...

Governo reforça controlo e transparência no licenciamento mineiro

Maputo (IKWELI) – O governo moçambicano pretende modernizar os...

Topics

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Duas raparigas violadas sexualmente em Carrupeia

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Governo reforça controlo e transparência no licenciamento mineiro

Maputo (IKWELI) – O governo moçambicano pretende modernizar os...

Lixo sufoca sepulturas no Mwaco Wanvela

Nampula (IKWELI) – O cemitério comunitário de Mwaco Wanvela,...

OTM continuar a queixar-se de empresas que não canalizam descontos ao INSS

Nampula (IKWELI) – A Organização dos trabalhadores de Moçambique...

“Mais Estradas 2031” só começa no primeiro trimestre do próximo ano

Maputo (IKWELI) – O governo prevê iniciar, no primeiro...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img