Nampula: Polícia de Trânsito quer expurgar seus agentes que se envolvem em esquemas de corrupção

Nampula (IKWELI) – O Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, através da Secção de Instrução e Educação Pública do Departamento da Polícia de Trânsito, alerta para a aplicação de medidas severas contra agentes que envolvem-se em actos de corrupção.

A informação foi avançada por Egídio Pedro, chefe daquele departamento, que garantiu que “nenhum agente da polícia de trânsito é a favor da corrupção”.

“Todo condutor que tiver o seu direito violado deve ligar para o número gratuito, que não se paga nada. Se preferirem ir à comunicação social alegando que lhes foi retirado dinheiro por agentes de trânsito, isso não constitui verdade. Há canais próprios para apresentar denúncias, caso tenham sido cobrados valores indevidos,” explicou.

Pedro reconheceu, contudo, que há casos isolados de agentes envolvidos em esquemas ilícitos. “Não posso afirmar que não existe corrupção, mas esses actos resultam de comportamentos individuais. Como entidade responsável pela segurança rodoviária, não instruímos nenhum agente a praticar corrupção, esses desvios de conduta não representam o departamento nem as nossas normas. O papel da Polícia de Trânsito é garantir a segurança nas estradas, não promover corrupção,” sublinhou.

A declaração surge momentos depois de uma equipa do Ikweli ter conversado com transportadores que operam na rota Nampula/Ribáuè/Malema, os quais manifestaram descontentamento com o comportamento de alguns agentes de trânsito, acusados de criar esquemas de extorsão em vez de sensibilizar os automobilistas.

“Sou condutor e, às vezes, viajo até Ribáuè para trabalhar na minha machamba, tenho carta C1, inspecção, seguro e manifesto. Mesmo assim, os agentes mandam parar o carro e dizem que apenas ‘vamos trabalhar’. Essa não é a linguagem correta entre o condutor e o agente. O normal seria cumprimentar, pedir carta e livrete. Mas aqui em Nampula, se não deres dinheiro, és ameaçado com multa ou até algemado,” contou um transportador.

Outros automobilistas relataram que os agentes chegam a criar congestionamentos nas estradas ao pararem viaturas sem motivo claro, apenas para exigir dinheiro

“Esses agentes que ficam ali na Resta deveriam regular o trânsito, mas acabam criando engarrafamento. Se um condutor carrega dois sacos de amendoim e se recusa a pagar, é multado injustamente. Isso já virou rotina,” lamentou outro entrevistado.

Os transportadores pedem intervenção das autoridades competentes para conter a situação, que dizem estar a ganhar contornos insustentáveis

“Se o governo não consegue combater a corrupção, nós, automobilistas, pedimos aos passageiros que, ao presenciarem um condutor a dar dinheiro a um agente, intervenham. O comandante-geral da polícia disse que alguns agentes de trânsito são promotores de acidentes, e é verdade. Em vez de multar carros sobrecarregados, eles preferem negociar. Eu mesmo recebi uma multa de 12.000,00Mt (doze mil meticais) em Rapale, apenas porque recusei ‘colaborar’,” concluiu um dos motoristas entrevistados. 

Isso acontece numa altura em que, recentemente, o comandante-geral Joaquim Sive, falando na cidade de Nampula, orientou aos agentes da corporação, a todos os níveis, a assumirem suas responsabilidades com o objectivo de prevenir acidentes nas vias públicas. (Malito João)

Hot this week

Funerais de vítimas de cólera tornam-se em focos de contaminação da doença em Nampula 

Nampula (IKWELI) - A Directora Provincial de Saúde (DPS),...

Kóxukhuro denuncia suposta extorsão, torturas e baleamentos em esquadras da PRM em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação Kóxukhuro, organização de defesa...

Distrito de Nampula necessita de cerca de 14 milhões de meticais para assistir vítimas das chuvas

Nampula (IKWELI) – O governo do distrito de Nampula...

Nampula já conta com 37 óbitos por conta dos eventos da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional de Gestão e...

Suposto larápio escapa à linchamento popular no centro de saúde de Muhala Expansão

Nampula (IKWELI) – Um homem de 32 anos de...

Topics

Kóxukhuro denuncia suposta extorsão, torturas e baleamentos em esquadras da PRM em Nampula

Nampula (IKWELI) – A Associação Kóxukhuro, organização de defesa...

Nampula já conta com 37 óbitos por conta dos eventos da época chuvosa

Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional de Gestão e...

Empregados domésticos queixam-se de maus tratos em Nampula

Nampula (IKWELI) – O Sindicato Nacional dos Empregados Domésticos...

HCN aposta em tecnologia para melhorar atendimento nas urgências

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN)...

Justiça pelas próprias mãos toma contornos alarmantes em Nampula

Nampula (IKWELI) – A população da cidade de Nampula...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img