“G-15” rouba folhas de exames na Escola Primária de Namicopo-Sede

Nampula (IKWELI) – A Escola Primária e Completa de Namicopo-Sede, localizada no bairro Carrupeia, nos arredores da cidade de Nampula, foi alvo de mais um acto de vandalismo, pelo grupo denominado “G-15”, formado por supostos residentes da zona. 

Ikweli apurou que o grupo invadiu a escola e roubou materiais escolares, incluindo folhas de exame, rascunhos e equipamentos informáticos com dados de alunos e professores.

De acordo com o diretor da escola, João Ambrósio Came, este é o terceiro caso de vandalismo registado este ano na instituição. 

Numa ocasião anterior, um guarda foi assassinado durante uma tentativa de furto. Desta vez, apesar dos prejuízos materiais, não houve vítimas.

“Estávamos a celebrar o Dia do Professor quando fomos surpreendidos com mais um furto. Perderam-se computadores com dados importantes, folhas de exames e outros materiais escolares. Estamos a preparar exames para 691 alunos da 6ª classe, e este acto coloca em risco a realização dessas provas. Mesmo assim, estamos a encontrar alternativas para garantir que os exames ocorram”, afirmou o diretor.

O roubo agrava-se diante da falta de segurança na escola. Segundo informações apuradas pelo Ikweli, a instituição não tem vedação e o número reduzido de guardas, facilita as acções criminosas.

“Estes malfeitores não vêm de longe, são vizinhos que querem prejudicar a escola. Mas, na verdade, estão a prejudicar toda a comunidade. Pedimos mais vigilância por parte da própria população”, acrescentou João Ambrósio Came.

Pais e encarregados de educação também demonstraram preocupação, como é o caso da senhora Amina Daniel, mãe de um aluno da 6ª classe, que critica a gestão da escola

“O director diz que não tem dinheiro para pagar mais guardas, mas contribuímos com taxas de matrícula e segurança. Queremos apenas garantir que os nossos filhos façam os exames”. (Virgínia Emília)

Hot this week

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

Topics

Dino foi é o novo PCA do FNDS

Maputo (IKWELI) – O Conselho de Ministros, reunido em...

UniRovuma e Helpo reforçam parceria para ampliar estágios e acesso ao ensino superior

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) e a...

INATRO vai emitir cartas de condução em Portugal

Maputo (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

Giquira avisa que não tolera corrupção na polícia municipal

Nampula (IKWELI) – O autarca da cidade de Nampula,...

UniRovuma já colhe frutos da sua participação na FENA 2026

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Ciências Alimentares e...

Uma Década de Voz para os Sem Voz

Hoje, celebramos uma década de existência do Jornal Ikweli,...