Mutauanha: Ladrões “assustados” com patrulhamento noturno da população 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro Mutauanha, Unidade Comunal 25 de Setembro, Quarteirão 3, nos arredores da cidade de Nampula, passaram, junto as estruturas locais, a adoptar o patrulhamento noturno como uma das estratégias para travar a onda de criminalidade que vinha a assolar aquele bairro.

Passados três meses desde que a nova estratégia foi adoptada, a população diz estar a respirar de alívio, e a dormir de forma tranquila. 

“A iniciativa surge na constatação de crescentes actos de criminais nesta nossa unidade, e o secretariado local reuniu com a população de modo a encontrar mecanismos para estancar este fenómeno. Saíram voluntários que por sinal são comunitários locais que circulam nas noites para que víssemos se poderia diminuir os assaltos, a iniciativa está a surtir efeitos, porque já estamos minimamente bem,” disse Luís Pacunete, chefe de quarteirão naquele bairro. 

Pacunete acrescentou que “quando esses voluntários passam de noite, os gatunos não conseguem circular aqui na nossa unidade comunal. Graças a essa iniciativa a população sente-se protegida.”

Sandra Francisco, outra moradora daquela unidade, manifestou satisfação com a iniciativa local devido aos efeitos positivos. “Eu estou satisfeita porque dormimos a vontade graças a patrulha que acontece. Por exemplo, ontem no período de noite os patrulheiros conseguiram neutralizar um jovem que estava a tentar roubar, estão a trabalhar bem, e nós agradecemos.”

Sebastião Chofre, também, mostrou entusiasmo, e asseverou que “a situação de bandidagem está a minimizar graças as patrulhas que acontecem, porque desde que foi implementada a iniciativa não se regista actos de roubo de forma constante como vinha acontecendo anteriormente.”

De referir que o bairro de Mutauanha tem sido assolada por uma onda de criminalidade há bastante tempo, e que com recurso a instrumentos contundentes os meliantes ameaçam suas vítimas e apoderam-se dos seus bens. (Francisco Mário)

Hot this week

PR exorta novo Governador do Banco de Moçambique a trabalhar para melhorar acesso a divisas no País

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo,...

Dez anos de silêncio e saudade: Jornalistas de Nampula resgatam memória dos colegas mortos em Monapo

A classe jornalística de Nampula voltou esta terça-feira, (1),...

Nampula com dupla vitória no torneiro de futebol 11 em Inhambane

O terceiro dia dos jogos desportivos escolares 2026, foi...

Nampula derrota Gaza com 61-41 no basquetebol em Inhambane

A selecção masculina de Basquetebol delegação de Nampula, derrotou...

Justiça Constitucional: Governo defende instituições fortes e respeito pela Constituição

Maputo (Ikweli) - O presidente da Republica defendeu, esta...

Topics

Nampula com dupla vitória no torneiro de futebol 11 em Inhambane

O terceiro dia dos jogos desportivos escolares 2026, foi...

Nampula derrota Gaza com 61-41 no basquetebol em Inhambane

A selecção masculina de Basquetebol delegação de Nampula, derrotou...

Governo quer usar gás natural para acelerar industrialização e criar empregos

Maputo (Ikweli)- O Presidente da República defendeu esta segunda-feira...

Camião perde travões e faz 14 feridos em Nampula

Um camião com deficiência mecânica e carregado de carvão...