SdE dos Negócios Estrangeiros preocupada com ataques xenófobos na RSA

Nampula (IKWELI) – A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Moçambicanas no Exterior, Maria Fátima Simão Manso, mostrou preocupação, na manhã desta segunda-feira (11), durante a cerimónia de lançamento da semana da Comunidade dos Países da África Austral (SADC) face aos maus tratos perpetrados por um grupo de sul-africanos a comunidade moçambicana residente naquele país vizinho.

A governante revelou igualmente que negociações estão a ser feitas junto do governo sul-africano, para que os moçambicanos radicados naquele país mereçam, pelo menos, cidadania e acesso a serviços básicos.

“Moçambique neste momento está empenhado em continuar o registo dos moçambicanos que lá estão documentados, para que eles também comecem a merecer a cidadania, assim como de moçambicanos não terem acesso a assistência de alguns serviços, sobretudo de saúde, esta é uma questão que carece de negociação com o governo local, para garantir que esta nossa população moçambicana também tenha o melhor que a vida oferece, cuidados médicos e sanitários,” declarou.

Manso disse ainda que o lançamento da semana da SADC vai permitir a realização de palestras para “engajar a sociedade e trazer ao conhecimento os benefícios da integração regional no âmbito o da SADC,” e para isso, “serão realizadas feiras e actividades culturais.”

O Secretário de Estado, na província de Nampula, Plácido Pereira, entende que o lançamento do dia mundial da SADC, poderá contribuir na melhoria dos desafios e qualidade de vida na região.

“Esperamos que este evento contribua na consolidação do conhecimento e da importância desta comunidade na região, bem como para o fortalecimento da solenidade, unidade entre o nosso país e outros países que enfrentam vários desafios, a necessidade da busca de soluções estruturais que impactam a melhoria da qualidade de vida na nossa região, que possa fortalecer cada vez mais o nosso país, contribuindo em grande medida para o alcance dos propósitos da SADC e trata-se duma celebração que nos relembra a importância da SADC, na promoção da integração regional, desenvolvimento económico, paz e segurança na região.”       

Por outro lado, o representante de Conselho Nacional da Juventude, em Nampula (CNJ) Roorvelty Botão, considerou preocupante a falta de oportunidades para os jovens a nível regional, e nós diversos sectores. ” Os sectores público, privado e sociedade civil, devem unir esforços para criar políticas públicas eficazes, capacitação e criação de oportunidades concretas para jovens desempregados,” disse.

Importa referir que a SADC, tem como objectivo principal estimular o comércio de produtos e serviços entre países, diminuir a pobreza da população de todos os países membros e melhorar a qualidade de vida, maximizar o uso dos recursos naturais da região, promover o crescimento sustentável dos países, promover a paz e bons relacionados políticos na região, no sentido de evitar guerras, cooperação socioeconómica e política na região e outros. 

A semana da SADC decorre anualmente de 10 a 17 de Agosto. (Virgínia Emília)

Hot this week

Ikweli Galardoado como Melhor Comunicação e Promoção de Destinos 

Nampula (IKWELI) – O Ikweli foi reconhecido durante a Gala de...

Governador de Nampula advoga benefícios do turismo para as comunidades locais

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

De Liupo a capital provincial: César Nacuo, o primeiro administrador a “voar” para o Fórum de Turismo

Nampula (IKWELI) – Na sequência da inauguração da pista...

Governador de Nampula reafirma compromisso para reposicionamento do turismo local

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Polícia detém 9 jovens por venda e consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – Pelo menos nove jovens, com idades...

Topics

Ikweli Galardoado como Melhor Comunicação e Promoção de Destinos 

Nampula (IKWELI) – O Ikweli foi reconhecido durante a Gala de...

Governador de Nampula advoga benefícios do turismo para as comunidades locais

Nampula (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula reafirma compromisso para reposicionamento do turismo local

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Polícia detém 9 jovens por venda e consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – Pelo menos nove jovens, com idades...

Moçambique recebeu 1 milhão e 200 mil visitantes em 2025

Nampula (IKWELI) – Foi durante a cerimónia de abertura...

Zambézia quer tolerância zero de venda e consumo de drogas

Nampula (IKWELI) – A província da Zambézia, no centro...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img