Reduzem casos da Malária em Mossuril 

Nampula (IKWELI) – O distrito de Mossuril, a leste da capital provincial, Nampula, registou uma baixa positiva de 4% no número de casos da Malária, uma análise dos primeiros 6 meses do presente ano e de 2024.

A informação foi prestada pela directora dos serviços distritais de Saúde, Mulher e Acção Social de Mossuril, Lalida Alide, em entrevista concedida recentemente ao Ikweli. 

“Tivemos uma ligeira baixa nos primeiros 5 meses de 2025, com 46 549 casos positivos, contra 48 554 de 2024.”

Aquela responsável, revelou também que tem sido difícil combater a Malária, porque algumas famílias a nível do distrito tiveram suas casas destruídas pelos ciclones. “Combater a malária tem sido um desafio mesmo, atendendo que não há casas, pois todas foram destruídas, então as pessoas estão ao relento, mas continuamos a sensibilizar para que eles usem métodos tradicionais como a queima de capim, em substituição ao repelente.  Estamos também a falar das redes mosquiteiras que ainda não temos, mas em breve vamos distribuir,” destacou, acrescentando que “Temos feito palestras, que é educação para a saúde, a essas pessoas no sentido de se prevenirem contra a malária porque esta doença é aquela que dentro ou fora de casa é possível adquirir.”

Questionada se terão sido registados casos de pescadores que levam as redes mosquiteiras a pesca e as acções para mitigação, aquela responsável esclareceu que casos destes são escassos “Temos uma equipa multissetorial, não trabalhamos sozinhos, temos lá a polícia, a agricultura e infraestruturas, no sentido de monitorarmos e vermos estas práticas não desejáveis. Quando encontrados, recolhem-se as redes, eles vão a polícia, são sancionados, nosso papel é proibir que eles usem as redes mosquiteiras para outro fim, porque afinal de contas nós queremos melhorar a saúde das pessoas, então a polícia já vai combater o mau acto que eles estão a fazer, mas não temos muitos casos, trabalhou-se muito este ano, ano passado quase que não tivemos casos. Se formos a ver, mesmo os que fazem canteiros, utilizam redes antigas,” fincou. 

Alide apelou, igualmente, aos pais e encarregados de educação a tomarem cuidados especiais com as suas crianças, com vista a preveni-las de diversos males. “Pedir a população no sentido de tentar velar pela saúde das nossas crianças através de acções que as previnam de doenças.” (Redação)

Hot this week

Arrancam obras da fábrica que vai produzir mais de trezentas toneladas de farinha de trigo por dia em Nacala

Nacala (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula convida homens a envolverem-se activamente no planeamento familiar 

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariano...

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Novo director da EMUSANA mantem aposta da edilidade em construir um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – Artur Afonso, que dirige a Empresa...

Duas raparigas violadas sexualmente em Carrupeia

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Topics

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Duas raparigas violadas sexualmente em Carrupeia

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Governo reforça controlo e transparência no licenciamento mineiro

Maputo (IKWELI) – O governo moçambicano pretende modernizar os...

Lixo sufoca sepulturas no Mwaco Wanvela

Nampula (IKWELI) – O cemitério comunitário de Mwaco Wanvela,...