Nampula (IKWELI) – Um agente económico, recentemente instalado no mercado do posto administrativo de Namaita, distrito de Rapale, em Nampula, está a ser acusado de práticas ligadas à feitiçaria, alegadamente com o objetivo de atrair todos os clientes apenas para a sua barraca, em prejuízo dos restantes vendedores do local.
De acordo com informações apuradas pelo Ikweli, os comerciantes locais, preocupados com a súbita queda nas suas vendas, suspeitaram que o referido agente estaria a recorrer a substâncias místicas para afastar os clientes das demais bancas, e em resposta, decidiram contratar um médico tradicional para identificar e remover supostos feitiços.
Contudo, o acusado, ao tomar conhecimento da presença do curandeiro, terá alegadamente subornado o mesmo, numa tentativa de impedir que este realizasse o ritual de purificação, temendo possíveis retaliações espirituais ou sociais.
A revelação do alegado suborno do curandeiro gerou indignação entre os vendedores, culminando numa onda de revolta que obrigou à intervenção das autoridades administrativas locais.
O posto administrativo de Namaíta encontra-se agora a lidar com a tensão instalada no seio da comunidade comercial do mercado.
As autoridades ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o caso, mas fontes locais garantem que está em curso uma mediação para reestabelecer a ordem e apurar responsabilidades, mesmo com ameaça da destruição da barraca desse agente.
“Todos clientes estão na mercearia deste senhor, então aqueles clientes que vendem tomates e outras coisas já ninguém pisa nas suas bancas, depois de terem descoberto os vendedores decidiram contribuir e ir chamar um curandeiro conhecido por “pergunta bem” e quando esse senhor que abriu agora sua barraca descobriu através dos murmúrios que já foram ter com pergunta bem veio, levou dinheiro dele foi subornar pergunta bem não vir fazer o trabalho então lá estão revoltados todos,” explicou uma fonte local, que não quis se identificar.
Face a esta situação, o cenário que se vive ao nível do posto administrativo de Namaita é de agitação e revolta. (Malito João)