Nampula (IKWELI) – O jogo entre o Sporting de Angoche e Benfica de Angoche, disputado no último domingo na cidade de Angoche, a contar para a 9ª jornada do campeonato nacional da segunda divisão, na sua fase provincial de Nampula, não chegou ao fim devido a um lance polémico que daria vitória aos leões.
Trata-se do dérbi local da cidade de Angoche, um jogo que moveu massas para o campo municipal de Angoche. Mais que dérbi, era uma das partidas decisivas para ambas, rumo a qualificação para a última fase do provincial, conhecida como a fase de 4, na qual participam os dois primeiros classificados das séries A e B do Nampulense.
A entrada para esta jornada, só para ilustrar, o Sporting de Angoche era líder com 15 pontos, e o Benfica de Angoche o terceiro classificado, com 13 pontos, com o Sporting de Nampula a completar o top 3 das equipas com maior possibilidade de apurar-se para a fase seguinte.
O jogo começou bem para as duas equipas, mas o Sporting de Angoche foi a colectividade que mais oportunidades criou ao longo da primeira parte, mas o nulo permaneceu até ao intervalo.
Na etapa complementar os rivais entraram com tudo para desfazer o 0 a 0 no marcador. Depois de muita briga dentro das quatro linhas, concretamente aos 80 minutos, um ataque do Sporting culminou num golo que podia mudar a história do jogo, mas houve protestos, o público invadiu o campo, impossibilitando o prosseguimento da partida.
Segundo escreve a Associação Distrital de Futebol de Angoche (ADFA), tudo começou num cruzamento efectuado por Carcelá e foi para a defesa incompleta de Mazé, guarda-redes do Benfica, e Ethepo, avançado dos leões empurrou a bola para o golo.
Para os desportistas, presumivelmente, adeptos do Benfica de Angoche não gostaram da decisão da equipa de arbitragem ao validar o golo, pois, na interpretação daquele grupo de despostistas, o guarda-redes Mazé foi agredido após defender a bola, fazendo com que deixasse escapar das suas mãos.
“Depois do golo, muitos espectadores invadiram ao rectângulo do jogo para fazer um suposto ajuste de contas com o árbitro José Bala que prontamente foi socorrido pela segurança policial em serviço neste campo”, escreve a ADFA, para depois lamentar a destruição de parte do seu equipamento de transmissão online.
Outros jogos da jornada forneceram os seguintes resultados: Eráti Futebol Clube 2-1 Associação Desportiva de Namialo; Sporting de Monapo 3-2 Futebol Clube de Nacala; Académica de Ribáuè 1-2 Sporting de Nampula, Futebol Clube de Memba 2-0 Benfica de Memba e Associação Desportiva de Murrupula 1-1 Águias Especiais da PRM. (Constantino Henriques)